Fale Conosco

21 de dezembro de 2015

Hemocentro da Paraíba fica aberto para receber doações nas vésperas de Natal e Ano Novo



O Hemocentro da Paraíba, que faz parte da Rede Estadual de Saúde, terá um horário de atendimento diferenciado nos feriados de dezembro. No dia 24, véspera de Natal, e no dia 31, véspera de Ano Novo, estará aberto para receber doações de sangue das 8h às 13h. Nos dias 25 e 1º de janeiro, o Hemocentro estará fechado para o público. Já o serviço de liberação de sangue para hospitais funciona 24 horas, sem interrupção.

A chefe de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Divane Cabral, avaliou 2015 como um ano bastante produtivo. “Estamos fechando o ano bem felizes, pois foi um ano de muito trabalho e resultados. Tivemos um aumento de 3000 doadores com relação à 2014. Além disso, a doação feminina aumentou de 25 para 27%, graças a todo um trabalho sério, realizando campanhas visando aumentar o número de doadores”, disse.

Durante todo o ano, o Hemocentro realiza várias campanhas e ações para aumentar o número de doadores fidelizados, como datas comemorativas, coletas externas e homenagens aos que mais doaram. Para a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, essa é uma forma de homenagear quem salva a vida de pessoas que nem conhece. “É extremamente importante reconhecer o papel fundamental que os doadores têm na vida de milhões de pessoas que dependem da transfusão de sangue. O ato da doação de sangue é algo tão nobre, e a atitude de salvar vidas não pode deixar de ser lembrada”, disse Sandra Sobreira.

Divane Cabral lembrou que, com o objetivo de incentivar cada doador, foi desenvolvida uma carteira de fidelização. “A carteira rosa é para mulheres e a azul para homens, sendo que com 30 doações o doador passa a ter a carteira prata e com mais 30 ele recebe a carteira ouro”, concluiu.

Rede – A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.