Fale Conosco

20 de julho de 2012

Hemocentro da Paraíba faz apelo para doação de sangue A positivo



O estoque de sangue do Hemocentro da Paraíba é, atualmente, de apenas 20 bolsas do sangue tipo A positivo, enquanto o desejável é de cerca de 100. De acordo com a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, a queda no número de doadores é comum no período chuvoso, que acarreta muitas doenças e as pessoas ficam impossibilitadas para a doação.

Sandra lembra que a doação é um ato de responsabilidade social, uma vez que não há meios para substituir o sangue. “Sangue só se consegue doando, por isso, as pessoas devem saber da importância de colaborar”, lembra.

A diretora esclarece que, para fazer a doação, a pessoa deve ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (Se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal); pesar acima de 50 Kg; ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;  estar alimentado, respeitando o intervalo de duas horas após o almoço; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

O Hemocentro dispõe do telefone 3218-7698 para a população tirar todas as dúvidas.