Fale Conosco

1 de setembro de 2015

Hemocentro da Paraíba divulga calendário de coletas externas para o mês de setembro



O Hemocentro da Paraíba divulgou a programação de coleta externa para o mês de abril. O trabalho visa aumentar o estoque do banco de sangue e incentivar a adesão de novos doadores. A ação terá início na próxima quarta-feira (9), no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, para onde serão deslocadas a unidade móvel e uma equipe completa de profissionais do Hemocentro – médicos, enfermeiros e assistentes sociais.

“Fazemos uma agenda de coletas externas para cada mês, de acordo com a solicitação das empresas ou órgãos públicos. Os gestores entram em contato conosco através de ofícios e programamos, na sequência, a data para a visita da coleta externa”, informou a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Divane Cabral.

No sábado (12), também das 8h às 17h, a coleta externa vai ser realizada na Igreja Presbiteriana do Bairro das Indústrias, na Capital. Já na quarta-feira (16), será a vez da Uniesp, antiga Faculdade Santa Emília de Rodat, no Bairro Jardim das Acácias, em João Pessoa receber a visita da coleta externa.

Na terça-feira (22) e quarta-feira (22), a coleta externa segue para a Escola Municipal Severina Helena, no Centro do município de Caaporã. Na terça-feira seguinte (29), a coleta externa vai ser realizada na empresa Metro, no município de Bayeux. Na quarta-feira (30), para finalizar, a coleta externa segue para o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, no Centro de João Pessoa.

Além da coleta externa, as doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro da Paraíba, na Avenida Pedro II, no Bairro da Torre, em João Pessoa. De segunda a sexta-feira, a unidade funciona das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.

Condições para ser doador de sangue:

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço;
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.