João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro da Paraíba divulga calendário de coletas externas para o mês de dezembro 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016 - 10:28 - Fotos:  Arquivo

O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de dezembro, cinco coletas externas de sangue. O trabalho visa aumentar o estoque do banco de sangue e incentivar a adesão de novos doadores. De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as primeiras coletas acontecem na próxima terça-feira (6) no Hospital de Emergência e Trauma Humberto Lucena, em João Pessoa. A ação acontece das 8h às 16h.

No sábado (10), a coleta será realizada na Igreja Adventista da cidade de Bayeux. Já no dia 14 (quarta-feira), a unidade móvel estará na paróquia São José, no bairro José Américo, na capital.

No dia 16 (sexta-feira), a ação acontecerá no Hospital Geral de Mamanguape, no município de Mamanguape. A programação de coletas externas será finalizada no sábado (17) na Igreja Adventista, da cidade de Santa Rita.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, as coletas externas proporcionam um momento para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. “É um gesto humano, solidário e que salva vidas”, destaca.  Ainda segundo a coordenadora, a demanda transfusional na Paraíba aumenta em cerca de 30% durante os festejos de fim de ano.

A Hemorrede do Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. A Hemorrede é formada por dois Hemocentros, sendo o Coordenador, em João Pessoa, e o Regional, em Campina Grande, e mais 11 Hemonúcleos, nas cidades de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Itabaiana, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.

Condições para ser doador de sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não estar grávida ou em período de amamentação.