Fale Conosco

27 de julho de 2016

Hemocentro da Paraíba divulga calendário de coletas externas para o mês de agosto



O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de agosto nove coletas externas de sangue. De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as primeiras coletas acontecem nesta terça-feira (2) na Faculdade Ciências Médicas, em Cabedelo, e na quarta-feira (3) na Usina Pró Fé, no município de Mataraca/Rio Tinto.

No dia 6 (sábado), a unidade móvel estará no Município de Araçagi, e no dia 12 (sexta-feira), no município de Mari, na Escola José Paulo de França. No dia 13 (sábado), a coleta será na Praça da Paz, e no dia 17 (quarta-feira), na Central de Aulas da UFPB.

No sábado (20), os candidatos à doação poderão comparecer na Facene/Famene, e na quarta-feira (24) na Escola Cidadã, no município de Bayeux. A programação de coletas externas será finalizada no sábado (27) no McDonald’s da Rui Carneiro.

A coleta do dia 13, na Praça da Paz será realizada das 8h às 13h, e as demais, das 8h às 16h. Para a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, “as ações de coletas externas proporcionam um momento para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que salva vidas”.

A Hemorrede do Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de onze hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Itabaiana, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional, em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.