Fale Conosco

31 de março de 2017

Hemocentro da Paraíba divulga calendário de coletas externas para o mês de abril



O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de abril cinco coletas externas de sangue. De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as primeiras coletas acontecerão na próxima terça-feira (4), no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), e quarta-feira (5), na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), ambas em João Pessoa.

Já no sábado (dia 8), a equipe multiprofissional do Hemocentro estará no município de Areia, no Brejo paraibano. A ação contará com o apoio do Rotary Club e será realizada na sede da Prefeitura Municipal.

No dia 19, o Hemocentro realizará coleta externa de sangue na cidade de Santa Rita. Lá a coleta acontecerá na Usina Miriri, localizada na rua Sá Andrade, s/n, na zona rural do município.  Além de funcionários da empresa parceira, a ação se estenderá a seus familiares.

Encerrando a programação de coletas externas, no dia 26 (quarta-feira), haverá uma nova ação em João Pessoa, desta vez na Faculdade Maurício de Nassau, localizada na avenida Epitácio Pessoa.

Todas as ações agendadas para o mês de abril terão início às 8h e término às 16h. Para doar basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 kg, estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos) e apresentar documento oficial com foto. Os candidatos menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. Homem pode doar a cada 60 dias (quatro vezes no ano) e mulher, a cada 90 dias (três vezes ao ano).

Contudo, há alguns impedimentos para doação de sangue. Nessa lista estão: gravidez ou amamentação, gripe ou febre, comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV, hepatites e outros além de cirurgias recentes. Tudo é avaliado durante o pré-atendimento, ou seja, as etapas de pré-triagem e triagem.