Fale Conosco

29 de outubro de 2015

Hemocentro da Paraíba divulga calendário de coleta externa para o mês de novembro



O Hemocentro da Paraíba divulgou o calendário de coleta externa para o mês de novembro, com o objetivo de conseguir o maior número de doadores e divulgar a importância da doação de sangue. A ação acontecerá em colégios, igrejas, faculdades e outras instituições de vários municípios. De acordo com a programação elaborada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, as coletas acontecerão nos dias 4, 6, 7, 10, 11, 14, 18, 19, 21, 25 e 28, sempre das 8h às 17h.

“As coletas externas visam facilitar a vida do cidadão que, na correria do dia a dia, não tem tempo de ir até a sede do Hemocentro para fazer a sua doação de sangue”, explicou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas, Divane Cabral.

De acordo com a programação, a coleta externa começará no próximo dia 4, na cidade de Logradouro; no dia 6, será no Colégio Betel, no bairro Funcionários I, em João Pessoa; no dia 7, em Rio Tinto; dia 10, em Itapororoca; dia 11, no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro; no dia 14, na Igreja Universal, na Av. Epitácio Pessoa; no dia 18, na Igreja Paz e Vida, no Jardim Planalto; no dia 19, na faculdade FPB; no dia 21, na Igreja Santíssima Trindade, no Valentina; no dia 25, no Hospital da Unimed e no dia 28, no Centro Espírita Viana Carvalho, Expedicionários, todos na Capital.

Divane informou que qualquer empresa ou instituição pública ou privada, que queira solicitar a unidade móvel do Hemocentro para a coleta de sangue deve entrar em contato pelo telefone 3218-7698.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.