João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro conclama população para doar sangue no fim de ano

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 - 18:19 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

O Hemocentro da Paraíba está conclamando a população para doar sangue neste final de ano. Segundo a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas, Divane Cabral, a preocupação da unidade de saúde é manter o estoque regular para atender a demanda que costuma aumentar nessa época do ano.

De acordo com ela, nos meses de dezembro e janeiro, devido às festas de final de ano e as férias escolares, muitas pessoas viajam e esquecem de doar sangue. Em contrapartida, aumenta a demanda por causa do número de acidentes registrados nesse período.

A diretora geral, Sandra Sobreira, afirmou que o Hemocentro vai funcionar normalmente neste final de ano. As únicas exceções são os dias 24 e 31, quando o expediente será das 7 h ao meio dia. “Portanto, estamos fazendo um apelo às pessoas para que compareçam ao Hemocentro e façam a sua doação de sangue para que possamos atender, de forma tranquila, a toda a demanda dos hospitais”, enfatizou.

Para reforçar ainda mais as doações, o Hemocentro continua com a campanha “Doar Sangue é Fazer o Bem Sem Olhar a Quem”, lançada no dia 25 de novembro durante a semana em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue. Outra ação é a realização das coletas externas que acontecem durante todo o mês de dezembro. Ao todo foram 11coletas e as últimas três acontecerão no dia 22, na Paróquia do Bairro José Américo, em João Pesoa (até o meio dia); dia 26, no Hospital Napoleão Laureano e dia 29, na Igreja dos Mórmons, no Bairro  João Paulo II.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.  A Hemorrede recebe em média sete mil doações de sangue por mês, o que é suficiente para atender a demanda dos hospitais públicos e privados.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.