João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro da Paraíba comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

quinta-feira, 15 de junho de 2017 - 15:36 - Fotos: 

O  Hemocentro da Paraíba comemorou, nessa quarta-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a data, uma carreata, que contou com a participação de motoristas de táxis, percorreu as ruas do Centro de João Pessoa, com o objetivo de chamar atenção da população para a importância da doação de sangue.

A ação contou com a participação de taxistas do SindTaxi, da Associação dos Taxistas e Amigos Cristãos da Paraíba (ATAC), Assista, 83 Táxi e Táxi Rápido.

De acordo com a diretora-geral do Hemocentro, Luciana Gomes, a mobilização da população é fundamental para aumentar o estoque do banco de sangue.  Apesar do crescimento do número de pessoas doando sangue em função das inúmeras campanhas, o Hemocentro continua com seus estoques em situação crítica.

Segundo dados do órgão, a média de doações em maio deste ano ficou abaixo do patamar ideal. A média foi de 100 doações/dia, enquanto que a necessidade do órgão é de 200 a 220 doações/dia. O Hemocentro fornece sangue para 40 instituições de saúde das redes pública e privadas no Estado.

A diretora-geral explicou, contudo, que a baixa dos estoques de sangue é uma preocupação mundial e que, no Brasil, de 1,7% a 1,9% da população doa sangue. Os baixos índices estão ligados ao fato de que a maioria das pessoas ainda não entende a doação como um ato de cidadania ou um hábito. “Teria que haver a doação de sangue regular de duas a três vezes por ano por indivíduo”, ressaltou.

Para o diretor do SindTaxi, Adauto Braz, a adesão dos taxistas para campanha de doação de sangue é uma ação que já deu certo. “Estamos muito felizes em poder ajudar quem mais precisa”