Fale Conosco

26 de agosto de 2013

Hemocentro convoca doadores para participar do desfile de 7 de Setembro



O Hemocentro de João Pessoa está convocando todos os doadores de sangue interessados em participar do desfile cívico de 7 de setembro a comparecerem ao órgão para fazer a sua inscrição na coordenação de Serviço de Social no horário das 7 às 18 h. O prazo se encerra nesta quinta-feira (29). No dia do desfile o doador receberá uma camisa.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, explicou que o desfile contará com a participação de dois pelotões formados por 20 homens e 20 mulheres que levarão faixas informando e incentivando sobre a importância da doação de sangue em vários segmentos, a exemplo da doação feminina, o doador do futuro, no caso as crianças, e o público de uma maneira em geral.

Divane Cabral disse que o Hemocentro de João Pessoa é uma das poucas unidades de Saúde do Brasil do gênero a participar do desfile cívico de 7 de Setembro. A novidade do desfile este ano é a participação dos alunos da escola Augustinho Fonseca Neto, no bairro do Cristo, em João Pessoa, que irão animar o desfile com a banda marcial infantil. Nesta escola a importância sobre a doação de sangue faz parte da grade curricular do educandário.

Condições para ser doador de sangue

Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida, como também marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083)3218-7698.