Fale Conosco

17 de dezembro de 2014

Hemocentro convoca doadores para garantir estoque de sangue



O estoque de sangue do Hemocentro da Paraíba está no limite, já que todo sangue que está chegando nesse período, por meio das doações, tem logo saída para atender as demandas. “Caso haja uma situação emergencial, nós não temos sangue para atender a esta necessidade”, explicou a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.

Diante da situação, a equipe do Serviço Social da unidade está entrando em contato, por telefone, com todos os doadores cadastrados que estejam aptos para fazerem a doação. Mesmo assim, ainda há necessidade de mais doadores e, para isso, a diretora faz um apelo para que as pessoas procurem o Hemocentro, que fica na Av. Pedro II, em João Pessoa. “Lembramos que é importante que a pessoa traga um documento oficial com foto para fazer o cadastro, passar pela triagem e, dependendo do resultado das avaliações, passar a ser um doador”, disse Sandra.

Segundo a diretora, a queda no estoque é comum nesta época do ano, onde as pessoas estão muito focadas em confraternizações. Ela lembrou também que em janeiro a situação é ainda pior, já que é período de férias e muita gente aproveita para viajar.

“Justamente no período que tem menos doações é quando mais precisamos de sangue, já que aumenta a demanda, uma vez que a quantidade de acidentes também é bem maior. Diante disso, faço um apelo para que, antes das confraternizações e das viagens, as pessoas venham ao hemocentro e façam suas doações, o que vai garantir a tranquilidade de todos, evitando óbitos por conta de falta de sangue”, argumentou.

Condições para ser doador de sangue

-Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações que deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.