João Pessoa
Feed de Notícias

Hemocentro coleta 73 bolsas de sangue em cinco horas de campanha

segunda-feira, 7 de junho de 2010 - 15:33 - Fotos: 
Nas primeiras cinco horas da Campanha ‘Arraiá dos salva-vidas’, lançada pelo Hemocentro da Paraíba nesta segunda-feira (7), foram coletadas 73 bolsas de sangue.  O objetivo de garantir o estoque para abastecer os hospitais do Estado, neste mês junino. A meta é conseguir 8 mil bolsas de sangue com doações realizadas nas unidades do Hemocentro, em João Pessoa e Campina Grande, nos dez hemonúcleos (no interior do Estado) e nas coletas externas. A campanha vai até o próximo sábado (12).   

De acordo com o setor de Assistência Social do Hemocentro da Paraíba, nos outros meses do ano, são necessárias sete mil bolsas de sangue para manter o estoque regular, mas em junho a demanda aumenta e para atender a todas as solicitações dos hospitais, é preciso mais mil bolsas. “Acredito que vamos atingir a meta porque, a cada dia, as pessoas estão mais sensibilizadas. Elas se deparam no dia-a-dia com fatalidades e vêem a necessidade de fazer doações”, disse a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Vânia Cavalcante Pereira.

Profissionais capacitados – O farmacêutico Sandro Bezerra de Carvalho, 26 anos, que é doador há mais de cinco anos, chegou cedo ao hemocentro para mais uma doação. “Comecei a doar depois de uma promessa e acho muito importante, porque um dia pode ser o seu pai ou a sua mãe que precise e isso não vai fazer mal. As pessoas não devem ter medo de doar, não dói nada e os profissionais do hemocentro são muito capacitados e estão preparados para reverter qualquer problema que surgir”, disse.

A operadora de estacionamento Rita de Cássia Andrade da Silva, 23 anos, de Santa Rita, doou sangue pela primeira vez e elogiou o atendimento da equipe do hemocentro. “Eu vim doar sangue para a minha mãe que vai fazer uma cirurgia hoje e nem tava sabendo da campanha. Eu nunca tinha doado por falta de entendimento, mas quando cheguei aqui e vi como é, decidi que vou ficar doando porque, assim como minha mãe, outras pessoas podem precisar. Também achei muito bom o atendimento do pessoal que trabalha aqui no hemocentro. Isso dá mais segurança pra gente”, falou.

Locais de doação – A campanha está acontecendo nos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande (que funcionam das 7h às 18h) e nos dez hemonúcleos, instalados em Piancó, Monteiro, Picuí, Patos, Itaporanga, Guarabira, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Sousa e Princesa Isabel. O serviço funciona das 7h às 13h. Além disso, haverá coleta externa na próxima quarta-feira (9) na agência do Banco Real da Avenida Epitácio Pessoa (em frente à Loja Primavera).

No sábado (12), uma equipe do hemocentro estará fazendo coleta no Estádio José Américo de Almeida Filho, o ‘Almeidão’, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, durante o show beneficente ‘Paraíba em Chamas Pentecostais’, que vai reunir várias entidades religiosas.

Quem pode doar - Para ser doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Quem fez tatuagem ou colocou piercing só pode fazer a doação após um ano da realização desses procedimentos.

Confira os endereços dos hemocentros e hemonúcleos

HEMOCENTRO DA PARAÍBA
Avenida Dom Pedro II, 1119, João Pessoa. Telefone: 3218-7600/3222-4754
HEMOCENTRO DE CG
Rua Eutécio Vital de Ribeiro, s/n, Catolé. Telefone: 3310-7130/3310-7141
HEMONÚCLEO DE PIANCÓ
Rua Luis R. Ferreira, s/n – Ouro Branco. Telefone: 3454-2733
HEMONÚCLEO DE MONTEIRO
Rua Epaminonda Azevedo, s/n. Telefone: 3351-2201
HEMONÚCLEO DE PICUÍ
R Lázaro J. Estrela, s/n Monte Santo. Telefone: 3371-2554
HEMONÚCLEO DE PATOS
Rua Juvenal Ledo, sn – Belo Horizonte. Telefone: 3421-4918
HEMONÚCLEO DE ITAPORANGA
Rua Oswaldo Cruz s/n  Centro. Telefone: 3451-3819.
HEMONÚCLEO DE GUARABIRA    
Av: Prefeito João P. Filho, 447- Centro. Telefone 3271-3610
HEMONÚCLEO DE CAJAZEIRAS
Rua José de Alencar, s/n – Centro. Telefone: 3531-5862    
HEMONÚCLEO DE CATOLÉ DO ROCHA
Av. Castelo Branco, nº 309 – Batalhão. Telefone: 3441-2281
HEMONÚCLEO DE PRINCESA ISABEL
R. Alameda das Acácias, s/n – A. Cascavel. Telefone: 3457-2826
HEMONÚCLEO DE SOUSA
R. José Facundo de Lira, s/n. Telefone: 3522-2774

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB