João Pessoa
Feed de Notícias

Helena Nader discute ciência, tecnologia, conhecimento e cidadania no Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba

quarta-feira, 23 de agosto de 2017 - 21:53 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

A pesquisadora e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Bonciani Nader, foi a convidada da terceira edição do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba, realizado, na noite desta quarta-feira (23), no Espaço Cultural, em João Pessoa. Na palestra, Helena Nader abordou o tema “Ciência & Tecnologia, Conhecimento & Cidadania: o admirável mundo novo?”, que teve como mediador o professor Rubens Freire.

Na ocasião, a pesquisadora Helena Nader fez uma análise crítica da Sociedade do Conhecimento e da Sociedade da Informação, perspectivas e riscos das inovações científicas e tecnológicas. Também debateu sobre monopólios e desigualdades, apropriação e democratização do conhecimento, entre outras temáticas.

“Em primeiro lugar, quero parabenizar o Governo do Estado por abrir espaço para que debates sobre temas tão importantes sejam feitos. Hoje pontuamos alguns aspectos sobre a crise e o papel da população para reverter esse momento. Atualmente, os investimentos em educação, ciência e tecnologia caíram bastante e sem isso não teremos evolução na sociedade. O começo de tudo é a educação. As tecnologias que produzimos precisam ser valorizadas para que haja desenvolvimento. Países desenvolvidos obtiveram êxito com investimentos nessas áreas e o Brasil precisa acordar para ver a relevância disso para o avanço do país”, comentou Helena Nader.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, prestigiou o debate e afirmou que o Pense é essencial para levar a sociedade a fazer uma reflexão sobre a situação do país. “Considero fundamental essas discussões sobre temas diversos, sobretudo, neste momento em que o Brasil vive uma crise política e financeira. Acredito que poder pensar um caminho para mudanças positivas no país é essencial. Helena Nader mostrou na palestra que sem ciência e tecnologia o país não caminhará e nem vai se inserir nos modelos exitosos de desenvolvimento”, observou.

A professora Kelly Almeida afirmou conhecer o trabalho da pesquisadora e elogiou a iniciativa do Governo do Estado em trazer Helena Nader para esta palestra. “Já tive a oportunidade de ver alguns vídeos com a Helena Nader na internet e admiro o trabalho dela, por isso resolvi vir ao Pense. Achei uma excelente ideia trazê-la para debater assuntos tão interessantes para a sociedade”, disse.

“Eu vim participar do Ciclo de Debates não apenas pelo tema de hoje, que trata de ciência e tecnologia, mas também por valorizar esta iniciativa de promoção do diálogo. Trazer pessoas de fora para dividir um pouco de conhecimento com a sociedade é muito importante, o Governo do Estado acertou ao promover esse evento”, disse o funcionário público Esdras Mendes.

A quarta palestra do Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba está programada para o dia 14 de setembro, às 19h no Espaço Cultural, com a presença do professor universitário e pesquisador Durval Muniz Júnior que vai abordar o tema: A invenção e a reinvenção necessária do Nordeste. Já no dia 27 de setembro será a vezdo escritor, jornalista e frade dominicano Frei Betto participar do Pense, debatendo sobre os Avanços e intervenções da cidadania para o controle democrático da política.