João Pessoa
Feed de Notícias

Guarabira sedia 12ª edição do ‘Auto de Natal’ no Colégio da Luz

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 10:48 - Fotos:  Divulgação

As atrações natalinas em Guarabira, cidade localizada no Brejo paraibano, têm seu ponto alto, nesta sexta-feira (18), a partir das 20h, no Pátio do Colégio da Luz, com a realização da 12ª edição do “Auto de Natal” 2015. O evento vai levar ao palco a encenação do texto “Folia para o Rei” do escritor e ator guarabirense Marcelo Félix. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 2 mil pessoas.  O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), apóia a realização do evento com a divulgação nos meios de comunicação locais, regionais e nacionais.

Segundo a coordenadora de Arte e Comunicação do Colégio da Luz, Rosana Diogo, o espetáculo será encenado por mais de 160 integrantes, entre alunos, ex-alunos, pais, professores, técnicos e artistas locais.  O texto intitulado “Folia para o Rei” é uma homenagem ao escritor, poeta e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna, que morreu em julho de 2014.

Rosana Diogo explica que a história do “Folia para o Rei” se passa em uma cidadezinha de interior que se prepara para os festejos do Natal, recebendo uma trupe circense, folguedos do período natalino, como a Folia de Reis, Festa do Divino e Pastoril. Porém, o desaparecimento da Santa da Igreja causa um reboliço na cidade e os seus habitantes ficam muito tristes. São os brincantes do Circo e dos folguedos populares que irão animar a população com a narração da história do Nascimento do Menino Jesus.

A realização do “Auto de Natal” faz parte no Calendário Oficial de Eventos Turísticos da Paraíba. A entrada é gratuita, com ingressos trocados antecipadamente por 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados para a Campanha do Natal Sem Fome.  De acordo com a organização do evento, foi montada uma infraestrutura com cadeiras e camarotes para acomodar os espectadores, além de serviços de saúde e segurança.

O espetáculo público vai identificar “personagens da obra de Ariano Suassuna, apresentar outros aspectos do folclore regional e da cultura nordestina relacionados, a Folia de Reis, Festa do Divino, Pastoril contando uma história singela para comemorar o Nascimento do Menino Deus”, disse Rosana Diogo.