Fale Conosco

4 de dezembro de 2012

Grupos temáticos avaliam potencialidades do campo durante 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural



A 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada nas dependências do UNIPÊ, em João Pessoa, entre segunda-feira (3) e terça-feira (4), promoveu uma discussão entre doze grupos temáticos relacionados à economia rural. O objetivo foi  diagnosticar as potencialidades econômicas do campo, com a participação de diversos agentes envolvidos, verificando os gargalos que impedem o desenvolvimento destas áreas.

“Os grupos geraram discussões precisas sobre cada tema, nos sugerindo um melhor direcionamento das ações governamentais no desenvolvimento desses arranjos produtivos”, comenta Marenilson Batista, secretário de desenvolvimento da agropecuária e da pesca.

Os grupos temáticos foram: apicultura, piscicultura, caprino-ovinocultura, bovinocultura, grãos, algodão, cana-de-açúcar, fruticultura, horticultura, atividades não agrícolas, avicultura e sisal. Participaram das discussões, técnicos, pesquisadores e servidores da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), e das empresas vinculadas da agricultura (EMEPA, EMATER, EMPASA e INTERPA), além de representantes de sindicatos e movimentos sócias, produtores e agricultores familiares.