João Pessoa
Feed de Notícias

Grupos de idosos da Paraíba participam de confraternização de Natal

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 - 09:48 - Fotos: 

Uma manhã descontraída com apresentações culturais, dança, música e muita alegria. Foi assim a confraternização dos grupos de idosos dos Centros Sociais Urbanos (CSUs), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh). Cerca de 700 pessoas de João Pessoa, Santa Rita, Sapé e Campina Grande participaram do evento, que ocorreu na granja Panorâmica, no Altiplano Cabo Branco.

A coordenadora estadual da Pessoa Idosa, Gabrielle Tayanne Vasconcelos, destacou o compromisso do Governo do Estado com a qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais na Paraíba.

O governador Ricardo Coutinho e a secretária Cida Ramos são muito comprometidos com a população idosa do nosso Estado. Avançamos muito na política da pessoa idosa com a realização de projetos para os idosos. Temos, por exemplo, o projeto Acolher para aqueles idosos que vivem institucionalizados. Foi destinado pelo Governo do Estado, com recursos próprios, R$ 2 milhões para melhorias das Instituições de Longa Permanência para idosos, que beneficiará 1,4 mil pessoas”, explicou.

Ela também ressaltou a construção dos condomínios apropriados para a pessoa idosa denominados Cidade Madura. Em João Pessoa, um condomínio já está em fase de conclusão e outros serão construídos em Campina Grande e Cajazeiras.

Outra ação também são os grupos de idosos mantidos pelo Governo do Estado, que oferecem o ano todo oficinas, atividades físicas para a terceira idade, atendimento com assistente social, palestras e artesanato. O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), onde foi realizado recentemente melhorias na parte física do prédio, também oferece atividades variadas.

Descontração – Na confraternização, o clima natalino embalou os vovôs e vovós que aproveitaram para matar saudade dos amigos. “É muito bom quando a gente faz esses passeios porque sempre encontramos gente que demoramos a ver. Isso é muito bom para todos”, disse a aposentada Luzia Carlos, que faz parte do grupo do Paz e Amor, do CSU do Geisel.

Para a pensionista Josefa Nunes, também do CSU do Geisel, a atividade é importante porque é um momento festivo, de confraternização com outros grupos da terceira idade. Durante o evento, houve apresentação do grupo de idosos do CSU de Santa Rita com o Auto de Natal e também show musical, além de almoço para todos.