Fale Conosco

14 de setembro de 2012

Grupo vai monitorar reformulação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências



Com o objetivo de participar da elaboração do Plano de política de atenção às urgências e emergências, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) criou o Grupo Condutor Estadual da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RAUE). A portaria foi publicada no diário oficial da quarta-feira (12) e tem objetivo de desenvolver e articular os pontos de atenção à saúde, além de monitorar a definição dos serviços na área de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba.

O novo grupo também será responsável pelo acesso a regulação e elaboração de um plano regionalizado, na rede de atenção às urgências e emergências. O trabalho será integrado às gerências da Secretaria de Saúde e ainda contará com a participação de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e do Ministério da Saúde.

As atribuições do plano serão direcionadas para mobilizar os dirigentes políticos do SUS durante as fases de implantação da Rede, apoiar a organização dos processos de trabalho voltados à fixação e execução da RAUE, além da identificação e do apoio a solução de possíveis pontos críticos em cada etapa do processo. A equipe será responsável por monitorar e avaliar todas as partes do trabalho, inclusive com acompanhamento das cinco fases de operacionalização da proposta.

Essas fases precisarão ser cumpridas em uma ordem específica a ser iniciada pela Adesão e Diagnóstico, Desenho Regional da Rede, Contratualização dos Pontos de Atenção e finalizada com a Qualificação dos Componentes e Certificação.

O coordenador da Rede de Atenção as Urgências e Emergências do Estado daParaíba, Gutemberg Pequeno informou que  a primeira fase do trabalho será apresentada ao Ministério da Saúde nos próximos 15 dias. “Essa etapa corresponde à área da 1ª Macrorregião, já que a Portaria 1.600/GM/MS, 07 de Julho de 2011 determina que a implementação do Plano seja iniciada para a região metropolitana”, finalizou Gutemberg.