João Pessoa
Feed de Notícias

Grupo teatral “Engenho Imaginário” apresenta espetáculo inspirado em José Lins do Rego

terça-feira, 29 de maio de 2012 - 12:08 - Fotos: 

O grupo teatral “Engenho Imaginário” fará duas apresentações do espetáculo “Zé Lins – O Pássaro Poeta”. As encenações, que fazem parte da programação da Semana Cultural José Lins do Rego, vão acontecer na terça-feira (5 de junho), às 9h e às 15h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

A montagem “Zé Lins – O Pássaro Poeta” é uma peça infanto-juvenil, inspirada na obra literária de Ana Maria Machado, “O Menino que Virou Escritor”, com livre adaptação e direção de Valeska Picado. O espetáculo estreou, em 2007, apresentando o autor regionalista brasileiro José Lins do Rego e o universo de sua obra, através do encantamento de sua biografia encenada.

Histórias, danças e canções interpretadas por brincantes vão permitir ao público conhecer os personagens mais marcantes de uma jornada vitoriosa: a vida do menino Dedé que se tornou homem e poeta. O espetáculo utiliza a manipulação de bonecos mesclada com a interpretação dos atores que, assim como na cultura popular, dançam e cantam músicas ao vivo, tendo a participação de um músico que executa a trilha sonora das cenas.

Prêmios - O espetáculo foi agraciado, em 2009, com o Prêmio Miryam Muniz de Teatro, além de ter recebido o incentivo do Programa BNB de Cultura – Edição 2010 – Parceria BNDES. Por meio deles, o espetáculo pode circular pelas cidades de João Pessoa, Pilar , Itabaiana (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Manhuaçú (MG) e Rio de Janeiro (RJ), onde o escritor José Lins do Rego viveu.

Também foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Cultura da cidade de João Pessoa (PB), onde realizou apresentações para crianças de escolas públicas que, logo em seguida, visitavam o Museu José Lins do Rego e recebiam a cartilha de atividades lúdicas sobre a encenação.

Participou, representando o Brasil, no Festival Iberoamericano de Teatro para a Infância e a Juventude, que aconteceu na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, em novembro de 2010, com o patrocínio do MinC. Em 2011, o grupo voltou a ser contemplado com o Edital do Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa. Dessa vez, com a gravação da trilha sonora do espetáculo em CD.

O grupo vem, há três anos, produzindo teatro para o público infanto-juvenil. Os textos são produzidos e dirigidos por Valeska Picado e as músicas, em sua maioria, são compostas pelo maestro Carlos Anísio.

Música ao vivo, bonecos, teatro de formas animadas, dança e circo são algumas das características do grupo Engenho Imaginário.

Semana José Lins do Rego - Segundo a presidente da Funesc, Lu Maia, a  programação  geral  da  Semana  Cultural  envolverá atividades de diversos segmentos artístico-culturais, incluindo debates  sobre  o homenageado, apresentações musicais, de teatro, contação de histórias, exposições, cinema, oficinas e palestras, além da participação de atores ou grupos de artes cênicas.

A abertura será no dia 3 de junho, às 18h. Uma das novidades deste ano é a realização do 1º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, que contará com 22 trabalhos entre charges, cartuns, HQ, tira e caricatura. A mostra será montada na galeria Archidy Picado do Espaço Cultural. Outra atração já confirmada na primeira noite do evento é o show da cantora Cátia de França, que se apresentará com o grupo Camerata Mulher, às 20h, no Cine Bangüê.

Na noite de encerramento, o público contará com show do cantor Dominguinhos ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e participação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. O acesso do público à programação será gratuito.

 

Serviço:

30ª Semana Cultural José Lins do Rego

Espetáculo “Zé Lins – O Pássaro Poeta”

Apresentações: 5 de junho

Hora: 9h e 15h

Local: Teatro de Arena

Entrada: gratuita