João Pessoa
Feed de Notícias

Grupo Penitenciário de Operações Especiais seleciona 42 agentes

segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 18:54 - Fotos: 

O Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) contará com 42 agentes penitenciários. Para isso, eles participarão de um curso de formação que será ministrado por integrantes do quadro de agentes penitenciários federais do Departamento Penitenciário Nacional – Depen e do próprio GPOE.

Os 42 agentes penitenciários foram selecionados entre os 260 que foram submetidos a teste de avaliação escrita sobre lei de execução penal e armamento e tiro, avaliação física (corrida de 12 minutos, 100 metros rasos, abdominais e barra fixa), além de exames médicos e investigação social que avalia a conduta moral e ilibada do servidor no cotidiano social e no serviço público.

O GPOE-PB foi criado em fevereiro deste ano com a missão de executar a manutenção, supervisão, coordenação, controle, segurança e administração do sistema penitenciário no que se refere ao cumprimento das penas. O grupo é subordinado à Gerência Executiva do Sistema Penitenciário – Gesipe e à Gerência Executiva de Planejamento Sistema e Informação – Geplasi.

O grupo atua diretamente na contenção de motins em presídios, suporte armado a vistorias, escolta de presos,  apoio a eventos dentro do sistema penitenciário, proteção de autoridades em visitas ao sistema e captação e processamento de informações para a segurança dos presídios.

O resultado dos aptos a participar do curso de formação está na página da SEAP: http://www.paraiba.pb.gov.br/administracao-penitenciaria/ii-ceitep-divulgacoes