João Pessoa
Feed de Notícias

Grupo Gestor do Plano ABC faz reunião de campo para conhecer cultura do reflorestamento

quinta-feira, 8 de junho de 2017 - 09:26 - Fotos:  Secom-PB

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), por meio da Gerencia Executiva de Irrigação (GEI), realizou na terça-feira (3) uma reunião e visita de campo com o Grupo Gestor do Plano ABC/PB (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). O encontro ocorreu na Fazenda Santa Inês, no município de Mamanguape.

O objetivo da reunião foi conhecer as técnicas e manejos para florestas plantadas com foco na produção de eucalipto e sabiá. Ambas são tecnologias previstas no Plano ABC.

“ Aqui eu diversifico a produção com foco também no lucro e tenho conseguido ampliar as culturas, a estaca de sabiá por exemplo, é bastante rentável, pode-se produzir 4 mil por hectares e vender ao preço de R$ cinco reais a unidade. É preciso um bom planejamento por parte do produtor para cada área e utilização  do tipo certo de cultura e cuidar bem utilizando as tecnologias corretas, pedir um suporte técnico de pessoas capacitadas para o manejo em cada cultura”, explicou o produtor José Inácio.

Para o coordenador do Plano ABC e gerente Executivo da Sedap, Demilson Lemos   a visita compartilha informações sobre a cultura do reflorestamento, uma das metas do Plano ABC. “Conhecer as iniciativas, técnicas e manejos sobre como produzir de forma correta sem agressão ao meio ambiente e mostrar ao produtor que é possível e economicamente viável  estão entre os objetivos dessa reunião aqui no campo. O Plano ABC na Paraíba está em pleno funcionamento, de uma forma integrada com um grupo Gestor que tem participantes de todas as entidades imbuídas de um só propósito, ajudar e ensinar  a produzirem de acordo com o Plano ABC”, disse.

Estiveram presentes na reunião, integrantes do Grupo Gestor do Plano ABC na Paraíba, Sedap, Embrapa, Emater, Senar-pb, banco do Brasil, Superintendência da Agricultura e representantes do (Mapa), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.