João Pessoa
Feed de Notícias

Grupo Gestor da Transposição do Rio São Francisco se reúne em Brasília

terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 11:35 - Fotos: 

O secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, está em Brasília, onde participou, nesta segunda-feira (23), de reunião do Grupo Gestor da Transposição do Rio São Francisco.

O Grupo é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e tem como conselheiros, representantes da Casa Civil da Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia e os quatro Estados beneficiados pelo projeto, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
 
Na reunião, foi apresentada a estrutura institucional da empresa federal que será criada para gerir a Transposição do Rio São Francisco. Os Estados beneficiados irão analisar a estrutura proposta e se pronunciarão com eventuais sugestões a respeito do formato institucional proposto.
 
A AGNES – Agência de Gestão do Nordeste Setentrional, denominação proposta pelo Ministério da Integração Nacional, ficará subordinada a esse Ministério e será regulada pela Agência Nacional de Águas – ANA, que também esteve presente na reunião. A AGNES terá estrutura institucional semelhante a do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Além da criação da Agência, foi discutida, mais uma vez, a passagem dos reservatórios das barragens construídas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, para serem geridas pelos Órgãos Estaduais de Gestão de Águas, no caso da Paraíba, a AESA.
 
Sarmento, representante da Paraíba no Grupo Gestor, reiterou a necessidade de se inserir obras hidráulicas, principalmente adutoras e canais, que levarão água transposta do São Francisco através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. “Com essa medida visamos compatibilizar os cronogramas e execução dos eixos norte e leste da Transposição, com as obras hidráulicas internas aos Estados”, disse o secretário.
 

 
Ana Aragão, da Assessoria de Imprensa da SEMARH