João Pessoa
Feed de Notícias

Grupo gaúcho anuncia instalação de usina termoelétrica em Santa Rita

terça-feira, 22 de maio de 2012 - 21:46 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Foto: José Marques/Secom-PB

A Paraíba vai ganhar uma nova usina termoelétrica com capacidade de 200 MW, que será instalada no município de Santa Rita. A informação foi confirmada pelo diretor do grupo Bolognesi, Osvaldo Deiro, na tarde desta terça-feira (22), durante audiência com o governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção. O investimento previsto é de R$ 300 milhões e a usina irá fornecer energia para o sistema energético nacional.

O grupo gaúcho Bolognesi adquiriu o controle acionário do grupo Multiner e manteve o projeto anteriormente definido para instalar uma termoelétrica de grande porte em uma área próxima a BR-230, em Santa Rita, com funcionamento previsto para meados de 2013.

O diretor de Negócios, Óleo e Gás do grupo Bolognesi, Osvaldo Deiro, disse que o projeto de instalação está sendo retomado e o grupo já adquiriu os equipamentos e assinará o contrato de construção e montagem ainda este mês. Ele informou  que quando a usina entrar em funcionamento vai gerar 100 empregos diretos, além centenas de indiretos.

“Vamos distribuir energia para o sistema nacional e, quando necessário, para indústrias. De forma que a usina garantirá uma melhor segurança energética para o desenvolvimento industrial da grande João Pessoa”, completou Deiro.

O grupo Bolognesi possui empreendimentos no setor elétrico e de infraestrutura com uma usina termoelétrica em Goiás, centrais hidroelétricas no Sul do país, um parque eólico no Rio Grande do Norte e está  instalando duas usinas termoelétricas em Pernambuco.  Deiro disse que o grupo espera continuar recebendo apoio do Governo estadual para realizar novos investimentos nas áreas de energia elétrica e complementares como eólica.

O governador Ricardo Coutinho disse que interessa ao Estado a instalação das termoelétricas e que os órgãos como a Cinep e Sudema e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico irão contribuir para o bom andamento do processo. “Tenho a tarefa de redimensionar o perfil econômico do Estado e estamos fazendo isso com investimentos públicos e a garantia de R$ 1,7 bilhão de investimentos provados com a chegada de mais essa termoelétrica para o Estado”, destacou o governador.

A reunião contou com as presenças do representante do grupo no Nordeste, José Faustino,  do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, e da presidente da Cinep, Margarete Bezerra.