João Pessoa
Feed de Notícias

Grupo de técnicos elabora projeto de convivência com estiagem no Semiárido paraibano

quinta-feira, 11 de junho de 2015 - 17:28 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, vai implantar iniciativas de convivência com a estiagem nos 100 municípios que apresentam as maiores condições de vulnerabilidade agroclimática, considerados mais castigados com a falta de água, com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), maior perda de safras e ainda os que apresentam maior índice de aridez.

Técnicos do Grupo de Estudos Ambientais e Prospecção (Geap), formado por representantes da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, e outros órgãos, foram convocados para participar, junto com o Projeto Cooperar, de um planejamento estratégico, buscando tecnologias para a convivência com a seca e o Semiárido do Nordeste. Na quarta-feira (10), eles se reuniram na sede do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado (Interpa), para apresentar sugestões a serem integradas ao projeto final.

A Redução da Vulnerabilidade Agroclimática faz parte de um dos componentes do Projeto Paraíba Rural Sustentável (PPRS), que está em fase de elaboração para assinatura de acordo de empréstimo com o Banco Mundial, a ser executado pelo Projeto Cooperar.

Dentre as ações que fazem parte do projeto de financiamento, com vistas a minimizar os efeitos da seca e que serão encaminhadas ao Banco Mundial estão a construção de barragem subterrânea, perfuração de poços tubulares e amazonas, criação de pequenos animais (avicultura,  caprinos, ovinos, suínos, entre outros), barragem sucessiva, cisternas de calçadão, implantação de matas ciliares, além de  plantio de essência florestal para recompor o bioma da Caatinga.

Na Paraíba existem 170 municípios integrantes da região Semiárida. Pelo menos, 45 mil famílias agricultoras dos 100 municípios considerados mais vulneráveis, devem ser beneficiadas neste primeiro momento, informaram os técnicos responsáveis pela elaboração do projeto.