Fale Conosco

13 de junho de 2016

Grupo de lojistas chega à Paraíba para conhecer produção artesanal e divulgar em cenário nacional



Criar ações para desenvolver o mercado de arte popular e estimular os processos de compra e venda de produtos. São estes os objetivos da comitiva de lojistas que desembarcaram neste domingo (12) em João Pessoa e devem visitar, até o próximo domingo (19), os principais roteiros turísticos da Paraíba na intitulada “Expedição Paraíba: Ascabras no Maior São João do Mundo”.

A participação dos lojistas pode ser conferida de perto através do portal da Associação para o Comércio de Artesanato Brasileiro (Ascabras)  www.ascabras.com.br que, por meio de um rigoroso processo de seleção, apresentam e conhecem as lojas mais descoladas do Brasil e, como formadoras de opinião, acabam levando ao mercado o que existe de melhor na produção artesanal brasileira.

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, a visita dos empresários facilita a divulgação dos pontos de comercialização dos produtos artesanais paraibanos para o mercado consumidor dos quatro cantos do Brasil. “A visita é bem oportuna, pois nossos artesãos estão produzindo em ritmo acelerado para conseguir atender a demanda de vendas durante o Salão de Artesanato da Paraíba que começa no dia 17 em Campina Grande durante os festejos do maior São João do Mundo”, revelou.

Os empresários são oriundos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Bahia. Após as visitas e compras realizadas na Paraíba, outros lojistas do Brasil poderão efetuar as compras dos produtos via atacado online, o que facilita a aquisição dos produtos artesanais genuinamente paraibanos para revenda em qualquer lugar do país sem o comerciante sair de casa.

Roteiro na Paraíba - Os lojistas vão percorrer mais de 750 km passando pelas cidades de João Pessoa, Bayeux, Itabaiana, Ingá, Cabaceiras, Boa Vista, Serra Branca, Sumé, Monteiro, São João do Tigre, Soledade, Nova Palmeira e finalizando em Campina Grande.

Nesta segunda-feira (13), início da expedição pela Capital, foi possível os lojistas conhecerem de perto o artesanato produzido na Praia do Poço, Jacaré e Feirinha de Artesanato em Tambaú.  Também houve visitas aos ateliers de alguns artesãos, tais como: Silvino da madeira reaproveitadas, seu Baba com bonecas de cabaça e papel machê, as esculturas em madeira do artesão Guariguazi, profissionais de biojóias, marchetaria, tecelagem e cerâmica.

Nesta terça-feira (14), os empresários seguem para Bayeux para visita à oficina de Joca dos Galos, que produz animais com latas recicladas, dos quais o galo é a peça mais conhecida. Depois seguem para Itabaiana, onde visitarão a oficina do artista popular Oziel Dias, produtor de esculturas em madeira. Apenas na sexta-feira (17) os artesãos chegam a Campina Grande onde terão o dia livre para visitar o Mercado Central, Vila do Artesão e participação da abertura do 24º Salão de Artesanato promovido anualmente no mês de junho pelo PAP. Neste dia eles terão que organizar todas as compras, embalar e preparar para envio por transportadora ou pelos correios aos seus respectivos locais de destino.

Os lojistas envolvidos são Projeto Terra (SP), Fuchic (SP), Sambaki (SP), Galeria Arte Brasileira (SP), Xapuri (MG), Oropa-França-Bahia (BA) e Encanto do Tear (AL).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Terça-feira (14/06):

9h – Bayeux (visita a Joca dos Galos, que produz animais com latas recicladas, dos quais o galo é a peça mais conhecida)

10h40 – Itabaiana (oficina do artista popular Oziel Dias, produtor de esculturas em madeira)

12h – Pedra do Ingá

13h50 – Boqueirão (visita a associação de Artesãos e Pequenos Produtores de Boqueirão, no povoado Sítio do Taboado. O grupo é produtor de redes, mantas e outros itens de algodão em tecelagem manual)

15h – Cabaceiras (visita ao artesão Lamarck, à associação Arteza e aos grupos de produção em couro)

Quarta-feira (15/06):

8h30 – Lajedo do Pai Mateus

9h40 – Boa Vista (visita à Cooperativa Artesanal “As Cabritas de Boa Vista”, que trabalha com peças feitas com tecido Chita)

10h30 – Serra Branca (visita a Associação dos Artesãos do Cariri Ocidental que trabalham com cerâmica)

12h00 – Sumé (visita ao artista popular Bento de Sumé, cujas peças são disputadas por lojistas, arquitetos, decoradores e colecionadores de todo o Brasil)

Quinta-feira (16/06):

8h30 – São João do Tigre (visita a ASSOART que produzem peças em renda renascença com intervenção criativa do designer têxtil Renato Imbroisi)

14h – Soledade (visita ao artesão Givanildo que produz esculturas em madeira)

15h – Nova Palmeira (visita a oficina de João Batista, famoso por suas belas frutas e fruteiras em madeira e Márcio Greyck, reconhecido por seus biscoitos de madeira, e também pelos Cactos e pássaros que esculpe)

Sexta-feira (14/06):

08h às 19h – Campina Grande (visita ao Mercado Central, Vila do Artesão, Salão de Artesanato e Parque do Povo)