João Pessoa
Feed de Notícias

Grupo de Estudos de Arquivologia da UEPB publica artigo em revista

terça-feira, 1 de dezembro de 2009 - 10:50 - Fotos: 

A revista vem se destacando na vida cultural e acadêmica brasileira, pois é um dos poucos periódicos nacionais inteiramente dedicados a temas africanos, afro-brasileiros e afro-latinos, que agrega conteúdos acadêmicos, de informação, entretenimento e subsídios para a prática pedagógica e pesquisas escolares da educação básica.

Os estudantes que publicaram o artigo, Josivaldo Soares Ferreira e Anderson Victor Barbosa Cavalcante, são orientados pela professora do curso de Arquivologia, Francinete Fernandes de Sousa. O trabalho foi desenvolvido como uma atividade do Grupo de Estudos em Arquivística e Sociedade (GEAS).
 
      
Os trabalhos publicados na Revista África e Africanidades têm promovido a reflexão e o debate acadêmico e pedagógico sobre tópicos como a história da escravidão, relações raciais e os complexos processos de construção identitária. O artigo “Letramento Digital – O Caso Caiana dos Crioulos” aborda o acesso e o uso da informação, por parte dos adolescentes daquela comunidade quilombola, localizada em Alagoa Grande na Paraíba, a partir do seu letramento digital, analisando o projeto Inclusão Digital para a Cidadania, que foi desenvolvido em Caiana.
 
Sobre o Grupo
      
O Grupo de Estudos em Arquivística e Sociedade (GEAS) objetiva, através de reflexão e produção, estimular os estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba a se inserir no universo de produção científica. O Grupo promove a interação dos participantes no universo da pesquisa, trabalhando os diversos métodos e incentivando o olhar para temáticas pouco discutidas, trocando experiências educativas. A iniciativa quer servir, antes de tudo, como base para o desenvolvimento.
 
        
O GEAS existe há dois anos e possui, atualmente, 15 colaboradores, entre graduandos, graduados, pós-graduados, professores de Arquivologia e áreas afins. Está conectado a outra pesquisa cadastrada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o “Arquivo e História: em busca da documentação dos escravizados da Paraíba”. Confira a revista e o artigo nos seguintes endereços: www.africaeafricanidades.com  e www.africaeafricanidades.com/documentos/letramento_digital.pdf.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB