Fale Conosco

10 de junho de 2009

Grupo Acauã da Serra apresenta espetáculo ‘Raízes do Brasil’



O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apresenta o espetáculo ‘Raízes do Brasil’ no próximo dia 26 deste mês, às 20h, no Auditório do Sesc Centro, em Campina Grande. Quem quiser conferir exibições como sequência nordestina, maracatu, bumba-meu-boi e coco-ciranda, basta levar um quilo de alimento não-perecível.

Vinculado à Coordenação de Arte e Cultura da UEPB, o Acauã tem como diretor geral o professor Agnaldo Barbosa. Desta vez, o grupo apresenta parte do seu espetáculo ‘Raízes do Brasil’ com a finalidade de difundir a cultura brasileira e seus costumes, danças e músicas tradicionais regionalistas.

O grupo foi fundado em 1º de maio de 1986, na cidade de Campina Grande, e participou de diversos festivais internacionais de folclore do Conselho Internacional das Organizações dos Festivais Folclóricos (CIOFF). Em 2000, ficou em primeiro lugar no ‘1º Troféu de Imprensa da Paraíba’, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado.

O grupo, que já se apresentou por todo o Brasil e em países como Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália, tem um repertório composto por ritmos diversificados, inspirados na tradição popular e no folclore brasileiro, entre eles o xote, baião, xaxado, côco, ciranda de roda, samba, maracatu, frevo e capoeira.

Ascom/UEPB