Fale Conosco

22 de maio de 2009

Grafitagem contra o fumo: internauta pode escolher melhores artes de festival



A população já pode escolher, pela Internet, os melhores trabalhos do ‘Festival de Grafitagem: Todos Contra o Tabagismo’, que deverão ser premiados. São 25 artes grafitadas em muros de três locais estratégicos de João Pessoa: próximo ao Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú; na alça da Avenida Beira Rio e no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, na Avenida Dom Pedro II.

Os trabalhos expostos nos muros foram fotografados e colocados na Internet.  A escolha poderá ser feita até o dia 28 deste mês na página da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no endereço www.saude.pb.gov.br. No dia 29, acontecerá a premiação dos vencedores. Os 25 trabalhos foram selecionados entre 43 inscritos por 18 grafiteiros, dentro do festival promovido pela SES, através da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

Para Lourdes de Fátima Sousa, gerente operacional do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, esse trabalho em grafitagem é mais uma ação do Governo do Estado com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os malefícios do fumo. Segundo ela, com isso a Secretaria espera conquistar mais aliados nas ações de combate e prevenção ao fumo.

De acordo com dados do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, a Paraíba possui 750 mil fumantes. O Estado é pioneiro em ações antitabagismo. Em 2008, a Paraíba registrou 196 casos de câncer de pulmão, 37 de boca, 49 de laringe, 48 de faringe e 205 de casos de câncer de estômago provocados pelo hábito de fumar.

 

Andréa Batista, da Secretaria de Saúde