João Pessoa
Feed de Notícias

Governo visita escolas e alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

terça-feira, 17 de maio de 2016 - 18:25 - Fotos:  Alberto Machado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), visitou, na tarde desta terça-feira (17), o Lyceu Paraibano levando informação para alunos e professores sobre a violência sexual que acomete crianças e adolescentes de todas as classes sociais. A ação faz parte das atividades alusivas ao18 de maio, Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil. Nesta quarta-feira (18) as atividades acontecem no Colégio Olivina Olívia, pela manhã, e à tarde haverá mobilização no Ponto de Cem Réis.

Durante a visita ao Lyceu Paraibano, além de vídeo educativo passado pelas técnicas da Sedh,Camila Rolim e Taíza Gomes, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Disque Estadual 123, que atende a todo tipo de direito violado, de forma sigilosa e as principais formas de exploração sexual.

Mobilização – Nesta quarta-feira pela manhã, a visita será ao Colégio Olivina Olívia e à tarde, o Governo do Estado, por meio da Sedh, participa de mobilização, às 14h, organizada pela Rede Interistitucional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa.

Na sexta-feira (20), durante todo o dia, haverá o Workshop sobre “Prevenção da Violência Sexual contra criança e adolescente: Estratégia e Prática Lúdico-Pedagógica” para profissionais da educação, assistência social e saúde.

As atividades realizadas seguem em todo o Estado, por meio dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas Pólos Regionais e Municipais), escolas públicas e privadas, entidades que lidam com crianças e adolescentes, além dos conselhos tutelares e de direito.

Projeto Interventivo – A iniciativa teve início durante o mês de março quando técnicos da Sedh iniciaram visitas aos Creas Pólos Regionais e Municipais atingindo os 223 municípios da Paraíba para apresentar o Projeto de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Projeto, que tem caráter interventivo, faz parte da Campanha “Seu Silêncio Marca a Vida de uma Criança”. Nas redes sociais, a ação ganha visibilidade com as hashtags #NãoTáTranquilo, #NãoTáFavorável.

O objetivo do Projeto foi convidar os profissionais para que realizassem mobilizações durante o mês de maio, atingindo assim a população para que todos juntos enfrentem a problemática que atinge todas as classes sociais. Também foi disponibilizado no site da Sedh material educativo para ser utilizado pelos profissionais como forma de auxiliar nas atividades desenvolvidas.