João Pessoa
Feed de Notícias

Governo vai providenciar carros-pipa para abastecer cidades de Belém, Caiçara e Logradouro

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 - 08:00 - Fotos: 

Diretores da Cagepa,  Secretaria de Estado de Infraestrutura (representada pela Defesa Civil Estadual) e Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM) estiveram reunidos, nessa quinta-feira (27), na Gerência Regional da Companhia, em Guarabira. A reunião discutiu medidas que visam agilizar o abastecimento de água nas cidades de Belém, Caiçara e Logradouro, além dos distritos de Rua Nova, Cachoeirinha e Braga. O manancial de Lagoa do Matias, que abastece os municípios, entrou em colapso.

Durante a reunião, ficou acertado que a Secretaria de Infraestrutura, por meio da Defesa Civil, vai utilizar água da estação de tratamento da Cagepa, localizada na cidade de Pirpirituba, para abastecer as áreas atingidas por meio de carros-pipa. “Estamos com técnicos da CDRM e Defesa Civil fazendo visitas às cidades para nos reunirmos com os prefeitos e, de imediato, começar a agir”, disse o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, engenheiro Marco Túlio Zírpolo.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, autorizou o reforço do abastecimento de água através de carros-pipa, além da recuperação dos poços desativados nessas cidades. “Estamos disponibilizando mais carros-pipa para as cidades de Belém, Caiçara e Logradouro e agilizando a recuperação dos poços já existentes. Com isso, pretendemos reduzir os transtornos nessas cidades”, afirma o secretário.

De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, por determinação do governador, técnicos da companhia estão elaborando um projeto que possa viabilizar a construção de uma adutora de água bruta no açude de Canafístula I visando reforçar o volume de água da barragem de Lagoa do Matias.  “O governador determinou que a companhia  apresente  uma solução para resolver esse problema a médio prazo. Além do projeto de construir uma adutora no açude de Canafístula I, estaremos realizando um estudo técnico para diagnosticar a possibilidade de ampliação da própria barragem de Lagoa do Matias”, disse o presidente.

Perfuração de poços – O diretor da CDRM, Marcelo Falcão, assegurou que a prioridade do Governo do Estado é a perfuração de poços artesianos para atender emergencialmente os moradores que sofrem com o desabastecimento. “Queremos apenas o compromisso dos prefeitos para disponibilizar um local público para a perfuração do poço. Depois testaremos a qualidade da água e a instalação de equipamentos para colocar a água à disposição das pessoas”, explicou Falcão.

Recuperação de poços – Os chefes das agências locais da Cagepa de Belém, Caiçara e Logradouro ficaram encarregados de fazer um levantamento dos poços já existentes, mas que estão desativados, para que a Secretaria de Infraestrutura desloque seus técnicos para reativá-los.