João Pessoa
Feed de Notícias

Governo vai oferecer 1.030 vagas para qualificação profissional em 2010

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 13:29 - Fotos: 

O coordenador do Plano do Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq), Jefferson Palmeira, anunciou a abertura de 1.030 vagas para cursos de qualificação social e profissional no início de janeiro. Serão beneficiadas 56 cidades da Paraíba. Serão investidos recursos no valor de R$ 748.129,00 pelo Planteq da Paraiba, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano ( SEDH). As verbas são do Ministério do Trabalho e Emprego ( MTE) com contrapartida do governo do Estado.

A seleção será feita com base no banco de dados de pessoas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB). Os públicos prioritários são comunidades quilombolas, indígenas, pescadores, portadores de necessidades especiais, assentados da Reforma Agrária, autônomos e cadastrados no programa Bolsa Família. Os selecionados serão avisados por meio de comunicado. Nas cidades onde não existem postos do Sine, as Secretarias de Assistência Social serão responsáveis pela seleção.

O município de João Pessoa voltou a ser incluído no universo das cidades beneficiadas com cursos de panificação, recepcionista de hotel, camareira e operador de micro. “Existe uma demanda reprimida por cursos de qualificação e requalificação para suprir as necessidades das empresas e do mercado de trabalho na cidade de João Pessoa. Conseguimos poucos cursos, mas é o início de uma reação para reverter os indicadores negativos da falta de qualificação”, explica Palmeira.

Durante o ano de 2009, o Planteq atuou em 46 cidades e capacitou 1.240 pessoas com recursos da ordem de R$ 624.470,00. “ Ultrapassamos a meta de educandos matriculados de 850 para 1.240. Isso deve acontecer também em 2010 e a expectativa é chegar a 1400 pessoas matriculadas”, disse Jefferson.

As 23 empresas que aplicarão os cursos em 2010 já foram selecionadas por meio de processo de licitação encerrado em novembro. Dentre as empresas, a Organização não governamental ‘Casa Caiada’ será a responsável pelo monitoramento, supervisão e apoio a gestão dos cursos.Os cursos ofertados foram solicitados pelas Comissões Municipais do Trabalho e Emprego, postos do Sine-PB, Secretarias Municipais de Assistência Social e movimentos sociais.

Serão disponibilizados qualificação nas áreas de Telemática, Agroextrativismo, Metalmecânica,  Alimentação, Pesca e Piscicultura, Construção e Reparo, Comunicação e Marketing Social, Vestuário. “ O Conselho Estadual do Trabalho e Emprego deliberou pela aprovação da relação de cidades, opções de cursos e as entidades que serão executoras”, disse o coordenador. O Conselho Estadual do Trabalho e Emprego é composto por trabalhadores, empregadores e governos municipais e estadual.

Clique aqui e confira a lista das cidades e cursos