João Pessoa
Feed de Notícias

Governo vai implementar ações do Programa FelizCidade

terça-feira, 20 de setembro de 2011 - 14:53 - Fotos: 

Secretário Gustavo Nogueira participou da reunião no Ideme.Foto: José Lins/Secom-PB

O Governo do Estado vai implementar as ações do Programa FelizCidade, que atua nas áreas mais carentes dos municípios paraibanos. O FelizCidade estará integrado a três grandes programas: o Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, o Empreender Paraíba e as demandas do Orçamento Democrático (OD).

Para executar o FelizCidade em novo formato, a equipe técnica do Governo está realizando reuniões de trabalho para definir as prioridades de ação. Nesta terça-feira (20), uma comissão se reuniu na sede do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa.

O secretário do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, participou da reunião e adiantou algumas metas a serem traçadas para as ações do FelizCidade. O programa deve focar nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A equipe estará coletando em secretarias e órgãos estaduais diagnósticos preliminares que mostrem as maiores carências nas regiões e a partir daí eleger as áreas prioritárias de intervenção pública.

O superintendente do Ideme, Mauro Nunes, revelou que o papel do órgão no processo de revitalização do FelizCidade é fazer toda a interação possível entre as equipes. O Ideme e o FelizCidade integram a Secretaria de Planejamento e Gestão.

Mauro Nunes ressalta que o que precisa ser feito é integrar as Secretarias do Desenvolvimento Humano, da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, bem como a Emater, o Projeto Cooperar e outros órgãos, para que o FelizCidade alcance seus objetivos de reduzir a pobreza nas cidades com menores IDH.

O gestor do programa FelizCidade, Francisco Franca, informou que as ações vão proporcionar muitos benefícios às populações mais carentes do Estado.