João Pessoa
Feed de Notícias

Governo vai divulgar ‘Destino Paraíba’ em Madri, na Espanha

terça-feira, 29 de janeiro de 2013 - 16:08 - Fotos:  Edgley Delgado / Secom-PB

O ‘Destino Paraíba’ começa a ser divulgado em eventos internacionais de turismo em 2013. O primeiro grande evento é a Feira Internacional de Turismo de Madri, na Espanha. A feira chega na 33ª edição com a participação de cerca 9 mil empresas dos setores de turismo, hotelaria e companhia aéreas de 169 países. O evento tem início nesta quarta-feira (30) e prossegue até o próximo domingo (3). A previsão dos organizadores é de que mais de 100 mil pessoas visitem os estandes da FITUR.

Os três primeiros dias da feira são reservados aos operadores de turismo, agentes de viagens e executivos de empresas aéreas e de hotelaria. O sábado (2) e domingo (3) são abertos ao público em geral. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explica que a Paraíba vai se fazer presente com um técnico no estande da Embratur. “Há dez anos participamos desta feira que é uma das maiores da Europa. Um técnico ficará em nosso módulo no estande da Embratur, onde ele vai distribuir folderes e revistas trilíngue. Essa pessoa também vai manter um contatos com operadores de turismo e agentes de viagens”, explicou.

Ruth Avelino enfatizou que a participação da Paraíba em eventos internacionais tem sido também uma recomendação do Governo Federal, para que os estados brasileiros estejam presentes de forma institucional no exterior. Quanto maior a participação de eventos no exterior, maior o volume de recursos que o Estado recebe, através da verba descentralizada para a promoção internacional.

Turistas estrangeiros -  O Setor de Estatística da PBTur divulgou no final de dezembro do ano passado, um balanço do fluxo globo de turistas para o Estado. Com relação aos hóspedes estrangeiros, houve um aumento de 5,83%, em 2012, em comparação ao mesmo período de 2011. Os principais emissores foram Estados Unidos (14,85%); Portugal (12,69%) e Argentina (12,29%). Os que apresentaram maior crescimento foram Argentina (112,78%); Itália (31,22%) e Holanda (27,78%). “Apesar da Europa enfrentar atualmente uma crise, o europeu vem em busca do sol, mar, esportes radicais e o ecoturismo. E a Paraíba tem esses roteiros”, afirmou a presidente.