Fale Conosco

10 de setembro de 2009

Governo vai conceder a João Pessoa o título de Capital da Paz



O Governo do Estado vai, através de um decreto, conceder ao município de João Pessoa o título de ‘Capital da Paz’. O anúncio foi feito pelo governador, José Maranhão, durante audiência realizada, no início da noite desta quarta-feira (9), na Granja Santana, com o presidente do Movimento pela Paz na Paraíba (Movipaz-PB), Almir Laureano, o secretário da segurança e da Defesa Social, Gustavo gominho, o deputado Estadual, Rodrigo Soares e os integrantes da maçonaria.

O Governo do Estado vai apoiar a ‘Semana de Cultura da Paz’ que vai acontecer em João Pessoa no período de 2 a 8 de novembro deste ano, em João Pessoa. O evento faz parte da ‘Marcha Mundial pela Paz’ que vai percorrer 90 países começando no dia 2 de outubro, na Nova Zelândia, e terminando no dia 2 de janeiro de 2010, na Argentina (Aconcágua).

Para Almir Laureano, o título de “Capital da Paz” vai reafirmar a legitimidade dos movimentos sociais e de sua luta para construir na cidade de João Pessoa uma cultura de paz. O Movipaz-PB pretende, ainda,  em parceria com o Governo do Estado construir o primeiro Museu da Paz Mundial, em João Pessoa. No local, crianças e adultos poderão conhecer um pouco da história de personalidades nacionais e internacionais que se dedicaram em promover a paz no mundo, como Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi e Irmã Dulce.    

Gominho destacou a importância de uma região receber o título de ‘Capital da Paz’, pois demonstra que os habitantes daquela localidade tem uma cultura de paz e não-violência, como é o caso de João Pessoa. “Não é o titulo que concede a paz a nenhuma região e sim a cultura de paz”, acrescentou.

Gledjane Maciel, com fotos de João Francisco