Fale Conosco

17 de setembro de 2013

Municípios vão assinar termos de cooperação para enfrentamento da violência contra mulher



O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), vai assinar termos de cooperação com 15 municípios da região do Alto Piranhas para realização de ações de enfrentamento à violência contra a mulher, no próximo dia 1º de outubro, em Cajazeiras. Segundo a secretária de Estado da Mulher da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o termo demonstra o compromisso dos gestores municipais com o problema da violência contra a mulher no Sertão paraibano. “Só enfrentamos esse problema com a união dos vários entes federativos”, disse. A iniciativa partiu dos municípios de Monte Horebe e Cajazeiras em parceria com a Semdh.

O evento terá a participação de prefeitos, gestores municipais, profissionais da saúde, assistência social e segurança pública e conta com apoio da Associação dos Prefeitos do Alto Piranhas (AMASP); Associação dos Vereadores do Alto Piranhas (AVASP); IFPB, UFCG e Faculdade Santa Maria.

Antes da assinatura do termo, será realizada, no próximo dia 20 deste mês, uma oficina com a Rede de Atenção Humanizada às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual com gestores e profissionais da rede, no auditório da 9ª Regional de Ensino, em Cajazeiras. A secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Nézia Gomes, vai participar do treinamento.

Segundo ela, serão convidadas mais de 80 pessoas para a capacitação sobre humanização no atendimento. “Faremos a sensibilização sobre a questão da violência contra mulher”, disse Nézia. Segundo ela, existe a possibilidade da criação do consórcio de atendimento de mulheres vítimas de violência na região.

Os municípios que serão atendidos são Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, J. Claudino, Monte Horebe, Nazarezinho, Poço Dantas, Poço José de Moura, Santa Helena, São José de Piranhas, São José do Rio do Peixe.

Também apoiam a iniciativa o 5º Batalhão de Bombeiro Militar; 6º Batalhão de Polícia Militar; 9ª Gerência Regional de Educação; 9ª Gerência Regional de Saúde; 9ª Superintendência Regional de Polícia Civil; Maçonaria – Loja Maçônica Jose Rodovalho de Alencar e Loja União Maçônica Cajazeirense; Ministério Público; Poder Judiciário; Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica; Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica e Profissional da Paraíba e a sociedade civil organizada de Cajazeiras (associações e sindicatos).