Fale Conosco

22 de maio de 2013

Governo vai à Baía da Traição fazer levantamento dos serviços turísticos



pbtur baia da traicao servico de turismo 2 270x202 - Governo vai à Baía da Traição fazer levantamento dos serviços turísticosA cidade de Baía da Traição (distante 92 km de João Pessoa) foi visitada nesta quarta-feira (22) por técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Setde), da Sudema e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB). O levantamento de todos os serviços turísticos em cinco municípios do Litoral Norte teve início na última segunda-feira (20) e vai ser concluído na próxima semana, em Pitimbu, no Litoral Sul.

A coordenadora dos Serviços Turísticos da PBTur, Maria Belizário, explicou que a iniciativa tem como objetivo fazer o levantamento de todos os serviços relativos ao setor como opções de hospedagem, alimentação, agências de locação de carro, além das atrações turísticas das cidades. As informações coletadas serão sistematizadas e, posteriormente, cadastradas no Inventário de Ofertas Turísticas do ‘Destino Paraíba’.

Logo após as visitas ‘in loco’ aos meios de hospedagem (hotéis e pousadas), está agendada uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores com o secretário de Turismo da cidade e empresários. A comitiva tem a presença do diretor de Fomento da PBTur, Francisco Linhares, que vai falar sobre o projeto de ‘Qualificação do Setor do Turismo’, realizado pelo Governo do Estado, Sebrae-PB e Fecomércio-PB.

Ao final das visitas técnicas, vai ser elaborado um relatório detalhado com subsídios para elaboração dos planos municipais de turismo. De acordo com o diretor Francisco Linhares, a intenção é concluir o relatório em até 30 dias.

pbtur baia da traicao servico de turismo 1 270x202 - Governo vai à Baía da Traição fazer levantamento dos serviços turísticosLucena – Na última segunda-feira (20), a comitiva esteve na cidade de Lucena (35 km distante da Capital). Foram visitadas hotéis, pousadas, bares e grupos de artesãos locais. Na ocasião foram conhecidas ‘in loco’ as dificuldades e demandas do destino turístico e os serviços oferecidos aos turistas.

A secretária de Turismo de Lucena, Socorro Leite, ofereceu todo apoio aos técnicos da comitiva para a divulgação e importância do Cadastur (Cadastro obrigatório para prestadores de serviços turísticos e guias de turismo). A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet, no portal do Ministério do Turismo (MTur).

É uma ação simples e traz grandes benefícios para o cadastrado, a exemplo das oportunidades de qualificação e negócios, além de oferecer facilidades de acesso à linhas de financiamento junto aos bancos oficiais. Isso sem falar numa maior visibilidade para a empresa e acesso a novos mercados, oferecidos por meio de projetos e programas do Ministério do Turismo e seus parceiros”, enfatizou a coordenadora Maria Belizário.