Fale Conosco

15 de agosto de 2011

Governo usa ferramenta eletrônica para construir o PPA pela internet



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou mão de um programa de computador para discutir a construção do Plano Plurianual (PPA) para o setor. Trata-se do Moodle, que tem contribuído de forma significativa para enriquecer e aprimorar as discussões a respeito do documento. O PPA define todas as ações que serão executadas nos próximos quatro anos na área de saúde e cada secretaria ou órgão do Governo, seja estadual, municipal ou federal, constrói o seu.

De acordo com Marco Túlio Porto, que está prestando assessoria técnica na construção do PPA da Saúde, o Moodle é usado geralmente na realização de cursos à distância. “Nós resolvemos fazer uso dessa ferramenta para melhorar e dinamizar as discussões sobre o PPA pela internet sem a necessidade, muitas vezes, de reuniões presenciais”, disse.

Ele disse que cerca de 100 pessoas, entre diretores de hospitais, do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), Hemorrede, Lifesa, Agevisa, Lacen e outros órgãos do Governo do Estado já estão participando das discussões para a construção do PPA por meio do Moodle. Para participar das discussões e dar suas opiniões, essas pessoas se cadastraram no programa e receberam um login e uma senha.

Marco Túlio deixou claro que as reuniões presenciais não deixarão de acontecer, mas quando for necessário será apenas para fechar o que foi discutido, já que pelo Moodle tudo já foi esmiuçado. No caso do PPA da saúde já foi discutida a primeira parte do plano (o qualitativo), que consta dos objetivos, e está em discussão a segunda parte o (quantitativo) que define os recursos financeiros e as metas a serem atingidas, ou seja, do QDD.

Outra meta – Marco Túlio afirmou ainda que a intenção da Secretaria de Estado da Saúde é usar o Moodle na realização dos cursos que são oferecidos pelo Centro Formador de Recursos Humanos, (Cefor-RH). Nesse caso, ele explica que os alunos interessados em participar dos cursos poderão fazer a matrícula, receber todo o conteúdo e fazer os testes pelo programa como também serão avaliados por um professor no Cefor. A aula presencial também vai existir quando houver necessidade.

Sobre o programa – O Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local.

Em linguagem coloquial, em língua inglesa, o verbo “to moodle” descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.