João Pessoa
Feed de Notícias

Governo treina gestores municipais para reduzir mortalidade materna

sexta-feira, 27 de novembro de 2009 - 18:35 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, promove a partir da próxima segunda-feira (30), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, três cursos para capacitar e sensibilizar 120 profissionais de saúde e gestores dos 21 municípios que assinaram o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, em maio deste ano. Os cursos, que acontecem até a quarta-feira (2 de dezembro), fazem parte das ações da SES para reduzir a mortalidade materna e neonatal no Estado. A abertura será às 8h.

“Nos últimos dez anos, a taxa de mortalidade neonatal, na Paraíba, oscilou entre 18 e 21 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas. Mas sabemos que esses dados são subnotificados porque a maioria das mortes não é investigada e tudo isso prejudica as informações. Um dos cursos vai capacitar os profissionais para que eles façam a captação correta das informações sobre as mortes, e assim possamos ter um mapa da real situação do Estado”, disse Juliana Soares, gerente-executiva de Ações Estratégicas e Programáticas da SES.

Às 10h, Juliana fará a apresentação dos compromissos da SES para a redução da mortalidade infantil na Paraíba e, em seguida, haverá um debate sobre o assunto. Plano e investigação de óbitos – Às 14h, serão realizados trabalhos em grupo, nos quais os participantes aprenderão a fazer o preenchimento do Plano de Ação dos Municípios, que prevê as estratégicas para a redução da mortalidade infantil. No mesmo dia, será realizado o Curso de Capacitação para Vigilância do Óbito, que vai até a quarta-feira (2).

Nesse curso, os participantes vão aprender a preencher as fichas de investigação de óbitos materno, infantil, fetal e por causa mal definida. Todos os dados informados nessa fichas são repassados para o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Mais cursos – Na terça-feira (1º), acontece o Curso de Sensibilização da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, cujo objetivo é despertar a atenção dos gestores sobre a importância de ter, em seus municípios, hospitais amigos da criança.

Na quarta-feira (2), os gestores participam do Curso sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância. Participarão do evento, prefeitos, secretários de Saúde, médicos das UTIs neonatal e materna, diretores de hospitais, além de coordenadores da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde.

 

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB