João Pessoa
Feed de Notícias

Governo segue com programação de saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

segunda-feira, 9 de março de 2015 - 18:03 - Fotos: 

As atividades programadas para esta segunda-feira (9) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher começaram na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), às 9h, com um café da manhã especial para as servidoras.

“Por sermos mulheres, todas nós somos lutadoras e vencedoras em termos conquistando tantos direitos. Nossa intenção é incentivar que todas as secretarias da gestão pública façam homenagens às mulheres e priorizem o acesso de suas servidoras aos serviços de saúde e cidadania”, comentou a gerente executiva de Equidade de Gênero da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Elinaide Alves de Carvalho.

Organizando o evento, o setor de Saúde da Mulher (com foco na violência e da população negra) da SES-PB segue com a tradição de homenagem às mulheres. “Essa ação vem na perspectiva de reunir todas as servidoras em um dia especial, uma vez que a SES-PB é composta predominantemente por mulheres. Nós estamos festejando, mas também chamando a atenção para as vitórias diante da desigualdade de gênero que ainda existe na nossa sociedade”, afirmou a coordenadora do setor, Durvalina Lima.

Presente na comemoração, a deputada estadual Estela Bezerra comentou que o dia 8 de março ainda revela a necessidade de muitas conquistas, mas que ainda assim é momento para celebrar. “Desde 2011 a Paraíba tem políticas públicas voltadas para as mulheres – casa abrigo, centro de referência, tratamento contra o câncer. Nós avançamos no mercado de trabalho e acredito que tenhamos muito a celebrar. Em toda a história, acho que nunca tivemos um momento tão importante, mas ainda há muito que conquistar. Nossa vida ainda é ameaçada por muita violência e é fato que ainda existe uma sub-representação feminina na dimensão política e econômica”, afirmou.

A secretária de Saúde do Estado, Roberta Abath, foi representada na ocasião pela assessora de gabinete, Bárbara Wanderley, para quem “o Governo se preocupa muito com as causas das mulheres, inclusive com ações intersetoriais. É um momento de comemorar porque definitivamente estamos ocupando o nosso espaço que nos é de direito e, mais, estamos sendo reconhecidas pelo excelente trabalho e pela luta constante”.

Dando continuidade à programação definida nas unidades de saúde do Estado, o Hospital da Polícia Militar Edson Ramalho organizou uma palestra com o tema “Violência Contra a Mulher”; entrega de certificados de honra ao mérito às funcionárias; músicas relacionadas ao tema em vários setores do hospital.

Diretora executiva do Hospital há nove meses e primeira mulher a assumir o cargo, a coronel Socorro Uchoa explica o motivo das atividades. “Todas nós, diariamente, estamos sendo desafiadas e o Dia Internacional da Mulher nos proporciona um momento para refletir sobre o nosso papel na vida moderna e, consequentemente, nos valorizarmos e melhorar a autoestima. Com este momento de celebração, salientamos a importância do trabalho de cada funcionária e as agraciamos com um dia diferente e cheio de carinho”, enfatizou.

Convidada para ministrar a palestra sobre violência contra a mulher, a técnica da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Samara Monteiro dos Santos, falou sobre a importância de discutir o tema. “Ainda temos muito para conquistar quando se fala de violência sexual e doméstica contra a mulher. A palestra mostrará às funcionárias do hospital nossas conquistas e, sobretudo, como podemos lutar por nossos direitos”, disse ela.