João Pessoa
Feed de Notícias

Governo se reúne com representantes do Movimento Passe Livre

quarta-feira, 14 de agosto de 2013 - 21:39 - Fotos:  Francisco França / Secom-PB

A secretária de Estado da Comunicação Institucional, Estela Bezerra; o secretário de Estado, Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira; e o secretário chefe do Governo do Estado, Adriano Galdino; se reuniram, na tarde desta quarta-feira (14), com representantes do Movimento Passe Livre. O encontro, que aconteceu na Secretaria de Estado da Comunicação Institucional do Governo da Paraíba (Secom-PB), dá continuidade à política de diálogo realizada pelo Governo do Estado a partir das mobilizações pela melhoria dos transportes coletivos.

Durante a reunião, foram discutidas a redução da tarifa do transporte intermunicipal, concedida pelo Governo em junho deste ano; e a criação do Conselho Metropolitano. Também foi estabelecido o diálogo para atendimento das demandas operacionais das empresas de transportes e determinada uma data para apresentação da minuta e lei para a criação do Conselho Metropolitano. E ainda: modificação das rotas das linhas das cidades de Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, com vistas a atender o deslocamento da rota intermunicipal; abertura de diálogo com a Semob, DER e representantes da sociedade civil de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo com vistas a circulação dos ônibus no Parque Solon de Lucena e discussão de aprimoramento de gestão dos terminais rodoviários de Campina Grande e João Pessoa.

Para a secretária de Comunicação, Estela Bezerra, a reunião foi produtiva, pois tratou da problemática da mobilidade urbana sobre vários aspectos. “O diálogo foi pedagógico, enriquecedor para a gestão, para os representantes do Movimento Passe Livre, que, frente à demanda e desafios da política de mobilidade urbana, traz uma contribuição, porém as soluções devem ser construídas com responsabilidade e envolvimento de outros segmentos interessados”, afirmou a secretária.

Ela disse ainda que o que está posto para os centros urbanos no Brasil e na Paraíba no que tange à mobilidade urbana exige dos poderes públicos uma mudança de categoria da política e uma ação inter-federativa. “Precisamos dar a ela o status de política social, a exemplo da saúde, educação, assistência social. Desta forma atenderemos amplamente a agenda da mobilidade urbana. O Governo da Paraíba compreende a legitimidade das reivindicações e assume o compromisso de conjuntamente construir as soluções”, disse Estela.