João Pessoa
Feed de Notícias

Governo se prepara para enfrentar estiagens ou invernos prolongados

sexta-feira, 6 de novembro de 2009 - 16:09 - Fotos: 

O Governo do Estado está montando um esquema de trabalho para enfrentar catástrofes que possam ocorrer na Paraíba, sejam pela presença do prolongamento das estiagens ou devido às fortes chuvas durante o período de inverno no próximo ano. O tema foi discutido durante encontro de coordenadores municipais de Defesa Civil, no auditório da Companhia de Industrialização do Estado da Paraíba (Cinep), no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, realizado na manhã desta sexta-feira (6), com a participação de parceiros integrantes do Programa de Defesa Civil, numa promoção da Secretaria da Infraestrutura do Estado.

O secretário da Infraestrutura, Leonardo Gadelha, destacou a preocupação do governador José Maranhão em ampliar as parcerias entre os diversos órgãos do poder público envolvidos no trabalho da Defesa Civil, inclusive as prefeituras municipais. “A defesa civil vem ganhando credibilidade, simpatia e o respeito do povo brasileiro porque ocorre uma interação entre os poderes públicos, federal, estadual e municipal”, afirmou o secretário.

Ele disse que o trabalho realizado pela Defesa Civil na Paraíba vem obtendo resultados satisfatórios por causa desta unidade entre os órgãos envolvidos. “A determinação do governador Maranhão é para que exista cada vez mais essa aproximação com os municípios e outros parceiros, de modo que ocorram trocas de experiências e de idéias, garantindo o êxito dos trabalhos”, informou.

Sobre o encontro, o secretário qualificou como importante para se montar a estrutura de atuação em conjunto durante o ano de 2010, que deve ter períodos de longas estiagens, mas também com chuvas torrenciais, em lugares diferentes. No final deste mês, a Paraíba vai estar presente num encontro nacional sobre Defesa Civil, que acontecerá em Brasília, para ampliar as discussões.

Além do encontro desta sexta-feira, 97 prefeituras participarão de outros eventos semelhantes em Campina Grande, Patos e Sousa, elaborando um planejamento e a preparação para enfrentar possíveis catástrofes. A idéia é fortalecer e aprimorar o Sistema Nacional de Defesa Civil, colaborando para que as prefeituras possam instalar suas Coordenadorias Municipais e fazer um trabalho articulado e em parceria.

José Nunes, com fotos de Evandro Pereira, da Secom-PB