João Pessoa
Feed de Notícias

Governo se mobiliza para participar da campanha contra febre aftosa

quarta-feira, 26 de outubro de 2011 - 12:37 - Fotos: 

A Emater Paraíba está mobilizando os seus técnicos e extensionistas para atuar na segunda etapa da campanha de vacinação contra e febre aftosa, que está sendo organizada pela divisão de Defesa Agropecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A finalidade é tornar a Paraíba um território livre para a comercialização de produtos agropecuários.

Com essa finalidade, foi realizada uma reunião no escritório regional da Emater de Itabaiana, região do Baixo Paraíba, quando se traçou a estratégia dos cadastros de propriedades e a mobilização para a campanha de vacinação. Serão disponibilizados, pela Emater, 15 viaturas, 39 veterinários e 12 zootecnistas, que se juntarão à equipe da Defesa Agropecuária para atuar nos 223 municípios paraibanos. A reunião ocorreu nessa terça-feira (25).

Na ocasião, o coordenador da campanha na Emater, Lino Gonçalves Nonato, médico veterinário, apresentou estratégias que o Governo do Estado vem adotando para a erradicação da doença. Segundo ele, a partir de agora haverá a mobilização dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, sindicatos, prefeituras e associações de produtores, entre outros, para a realização de palestras, entrevistas nas rádios locais, promoção de Dia de Campo e panfletagem em feiras. “Será um esforço conjunto para cobrir pelo menos 90% do rebanho e recadastrar todos os criadores inadimplentes”, disse.

O médico veterinário Antônio Jocemar da Silva e o técnico agrícola Fabio Ferreira da Silva vão coordenar as ações da campanha na região do Baixo Paraíba. “O Governo do Estado tem avançado na tentativa de erradicar a febre aftosa do território paraibano”, reconheceu o coordenador regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emilio Carneiro de Souza.