João Pessoa
Feed de Notícias

Governo revitaliza construções históricas da Cagepa em João Pessoa

terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 08:30 - Fotos:  Waldeir Cabral

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), iniciou os serviços de revitalização e recuperação de prédios do patrimônio histórico da Capital, pertencentes à empresa, e onde funcionam unidades operacionais de abastecimento de água e esgotamento sanitário. De acordo com o diretor de Operação e Manutenção da Companhia, engenheiro João Mota Vitor, a meta, neste primeiro momento, é promover, até o mês de dezembro, a recuperação de quatro unidades.

O primeiro prédio recuperado, segundo informou o diretor, foi a Torre Reguladora de Pressão do sistema de abastecimento de água, localizada na avenida Pedro II. No local, foram feitos, com recursos próprios da Cagepa, serviços de iluminação, recuperação de piso, pintura e gradeamento, como forma de preservar e manter a estrutura histórica do edifício, concluído no ano de 1912.

O próximo passo será, já agora em outubro, iniciar a recuperação da Estação Elevatória de Esgotos, situada em frente à Estação Ferroviária, no Varadouro. O prédio foi inaugurado em 1928 e faz parte da história de implantação do saneamento básico da cidade. Em seguida, pretendemos revitalizar a Estação Elevatória de Água existente dentro da reserva de Buraquinho, também na Avenida Pedro II, onde hoje funciona o Jardim Botânico”, disse Mota, acrescentando que, posteriormente, será revitalizado o reservatório elevado da Cagepa, situado na avenida Diogo Velho, no Centro de João Pessoa.

Segundo o diretor, todo o trabalho de recuperação e revitalização dos prédios está sendo acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep).