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Governo reúne secretários municipais de Educação para definir Programa Primeiros Saberes da Infância

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 - 16:02 - Fotos:  Diego Nóbrega

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou, nesta quarta-feira (29), uma reunião técnica com os secretários municipais de educação de 20 cidades e coordenadores pedagógicos do Programa Primeiros Saberes da Infância das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). O objetivo foi avaliar o trabalho desenvolvido pelo programa desde sua implantação, no início de 2011 e discutir as melhorias para este ano.

A reunião também contou com a presença da secretária de Estado da Educação Márcia Lucena, que incentivou a participação dos municípios no programa e ressaltou a melhoria dos resultados. “Temos uma missão: fortalecer a educação na rede pública, e temos que fazer a qualidade. Toda a vida do estudante está relacionada à primeira infância. É uma alegria muito grande ver o sucesso desse programa” frisou.

Até o ano passado 13 municípios haviam aderido ao programa e mais nove estão confirmados para participar do programa em 2014, totalizando 22 cidades, embora a adesão possa ocorrer durante todo o ano de 2014.

Na oportunidade, secretários de Educação dos municípios e coordenadores pedagógicos elogiaram o projeto. “O programa incentiva a leitura e a escrita, todas as escolas de Lagoa aderiram e cerca de 410 crianças são beneficiadas.” ressaltou Janiery Lopes secretária de Educação do Município de Lagoa.

A secretária de Educação de Emas Josefa Freitas reconhece a importância do programa e disse que as todas as escolas do seu município aderiram, beneficiando 350 crianças. Já a secretária da Educação de Mato Grosso, Luzia Serafim também destacou a eficácia do projeto na melhoria do ciclo de alfabetização das crianças. “No município nove escolas fizeram a adesão, beneficiando 145 alunos”, concluiu.

Habilidades – O Programa Primeiros Saberes da Infância foi elaborado pela Geeief e implantado nas escolas estaduais que possuem Ensino Fundamental, com a perspectiva de trabalhar o processo de leitura, de escrita e lógico-matemático com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

O programa possui diários de classe específicos, com as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos. “Para que o professor trabalhe as habilidades, nós elaboramos bimestralmente uma sequência de aulas em que fazemos a previsão das habilidades e conteúdos que serão desenvolvidos, então o professor planeja sua aula junto com o coordenador da escola”, explica Edvirges.