Fale Conosco

29 de maio de 2013

Governo do Estado reúne secretários municipais de agropecuária e pesca



terra forte foto jose lins 58 270x202 - Governo do Estado reúne secretários municipais de agropecuária e pescaMais de 120 secretários municipais, além de prefeitos e técnicos, se reuniram nessa terça-feira (28), no Centro Cultural do Unipê, durante a realização do Encontro Paraibano de Secretários da Agropecuária e Pesca. Organizado pela Sedap e as empresas vinculadas, o evento apresentou as políticas públicas do Estado no setor aos novos gestores municipais, e promoveu as parcerias entre as esferas municipal e estadual para o desenvolvimento da agropecuária e da pesca na Paraíba

O encontro vem compactuar o que o Governo está construindo nas ações da Sedap e das vinculadas. É um compromisso do governador de desenvolver o Estado pela base produtiva. Uma nova concepção. Definitivamente, é um momento histórico, um momento especial para o desenvolvimento rural sustentável da Paraíba”, comentou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), Marenilson Batista.

terra forte foto jose lins 65 270x202 - Governo do Estado reúne secretários municipais de agropecuária e pescaA possibilidade de estabelecer parcerias entre os municípios e o Estado, compactuando ações que promovam o desenvolvimento rural sustentável da Paraíba, deu o tom aos diálogos estabelecidos durante o encontro. Programas como Tarifa Verde, Palma Resistente, Banco de Sementes, Distribuição de Ração Animal, Nota Fiscal Eletrônica e Procase foram algumas das ações apresentadas pelos técnicos da Sedap e das vinculadas, a fim de municiar os secretários municipais na busca por recursos e projetos para melhoria da agropecuária nos municípios.

Achei muito interessante a proposta do encontro, pois muitos dos programas eu não conhecia, e agora posso levar para serem implantados no meu município e beneficiar a população do campo, assim como o Programa da Palma Resistente, que ajudou nossos agricultores nesse momento difícil de estiagem”, disse a secretária de Agricultura de Santana dos Garrotes, Luana Bezerra.

terra forte foto jose lins 68 270x202 - Governo do Estado reúne secretários municipais de agropecuária e pescaA abertura do evento contou com a presença do vice-governador, Rômulo Gouveia, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Cooperar, Empreender, e dos movimentos sociais e sindicatos, além dos secretários estaduais da pasta. Logo após a abertura, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Argileu Martins, realizou a palestra “Desenvolvimento Rural Sustentável – Desafios e Perspectivas para a Inclusão produtiva”.

Em seguida, foram apresentadas, por cada entidade ligada ao desenvolvimento rural sustentável, quais ações estão atualmente em execução, e quais os caminhos para que os municípios possam se beneficiar destas políticas de estado. “A gente viu um conjunto de ações que podem ser ofertadas aos municípios. Acho que o Governo do Estado foi muito feliz em desenvolver esse encontro histórico, que em poucas vezes reuniu tantos secretários de agricultura. Vejo uma possibilidade de se estar costurando um caminho de perspectiva de melhores dias para os municípios”, disse o secretário de agricultura de Cacimbas, Edilson Silva.

terra forte foto jose lins 4 270x202 - Governo do Estado reúne secretários municipais de agropecuária e pescaÀ tarde, foram demonstradas práticas exitosas de criações, cultivos e também de ações de convivência com a estiagem, a exemplo da Prefeitura de Soledade, que viabilizou a multiplicação das raquetes de palma resistente entregues pelo Governo do Estado. “O encontro está repassando as experiências de cada região, de cada município, despertando em cada secretário uma forma de aproveitar o conhecimento de outas regiões”, observou Antônio da Viúva, secretário de Agricultura de Aparecida.

No desfecho do encontro, um diálogo aberto entre os participantes e os gestores estaduais foi estabelecido, promovendo um momento rico de parceria entre as esferas, e o entendimento das políticas públicas do Estado para o desenvolvimento rural da Paraíba.

Estandes – Durante todo o encontro, as empresas vinculadas e parceiras no desenvolvimento rural estadual expuseram seus programas, seus produtos e ações para os participantes. A Empasa distribui alevinos e ração para alguns secretários. O Cooperar e Empreender informaram sobre possíveis parcerias em projetos de desenvolvimento nos municípios. Além disso, todos os programas do Governo do Estado, no que diz respeito à agropecuária e pesca, estavam sendo explicados por técnicos aos secretários municipais.