João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reúne secretários do Vale do Mamanguape para discutir políticas públicas de educação

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014 - 16:27 - Fotos:  Diego Nóbrega

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou na manhã desta terça-feira (25), na cidade de Mamanguape, mais uma reunião do projeto “Diversidade na Agenda”. O projeto, que está no seu quarto encontro ocorre desde o ano passado e neste ano acontece como parte do calendário de realização do projeto “Caminhos da Gestão Participativa”. Hoje a tarde o “Diversidade na Agenda” será realizado na 2ª GRE, com sede em Guarabira.

O objetivo do projeto é discutir com os secretários de educação das redes municipais, a implantação e o monitoramento das políticas públicas das redes de ensino no Estado. Foram convidados a participar os secretários dos 12 municípios que compõem a 14ª Gerência Regional de Educação (GRE). A secretária da Educação Márcia Lucena falou de alguns programas e projetos desenvolvidos pela SEE e disse que a Secretaria do Estado está à disposição, no sentido de trabalhar junto com os municípios pelo desenvolvimento da rede pública de ensino, tanto a estadual, como as municipais da Paraíba.

O secretário de Educação do Município de Itapororoca Jhef Costa observou que na história da Paraíba nunca ouve um momento de tanta aproximação entre a Secretaria da Educação do Estado com as secretarias de Educação dos municípios. “A iniciativa da escuta e da discussão dos problemas é um gesto de muita sensibilidade que contribui com a melhoria na qualidade da educação, por meio da discussão dos problemas e da abordagem da vivência dos alunos na escola”. Relatou o secretário destacando que a Paraíba só tem a ganhar com isso.

O secretário de Educação de Curral de Cima Marinaldo Pontes de Abreu considera importante essa aproximação entre a Secretaria do Estado e as secretarias de Educação dos municípios. “Isso faz com que crie um elo e a partir daí possa melhorar a qualidade no ensino público da Paraíba. Em outros momentos seria necessário agendar uma audiência para falar com o gestor da Educação estadual, hoje a secretária vem até o município falar com o secretário municipal o que considero uma atitude muito válida”, afirmou.

O projeto “Diversidade na Agenda” é fruto de parceria entre as secretarias de Estado da Educação, Mulher e Diversidade Humana, Juventude, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Humano, Conselho Estadual de Educação (CEE) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PB).