Fale Conosco

25 de fevereiro de 2014

Governo reúne secretários do Vale do Mamanguape para discutir políticas públicas de educação



DIEGO NÓBREGA Diversidade na Agenda Reunião com secretários Mamanguape 11 270x180 - Governo reúne secretários do Vale do Mamanguape para discutir políticas públicas de educaçãoO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou na manhã desta terça-feira (25), na cidade de Mamanguape, mais uma reunião do projeto “Diversidade na Agenda”. O projeto, que está no seu quarto encontro ocorre desde o ano passado e neste ano acontece como parte do calendário de realização do projeto “Caminhos da Gestão Participativa”. Hoje a tarde o “Diversidade na Agenda” será realizado na 2ª GRE, com sede em Guarabira.

O objetivo do projeto é discutir com os secretários de educação das redes municipais, a implantação e o monitoramento das políticas públicas das redes de ensino no Estado. Foram convidados a participar os secretários dos 12 municípios que compõem a 14ª Gerência Regional de Educação (GRE). A secretária da Educação Márcia Lucena falou de alguns programas e projetos desenvolvidos pela SEE e disse que a Secretaria do Estado está à disposição, no sentido de trabalhar junto com os municípios pelo desenvolvimento da rede pública de ensino, tanto a estadual, como as municipais da Paraíba.

O secretário de Educação do Município de Itapororoca Jhef Costa observou que na história da Paraíba nunca ouve um momento de tanta aproximação entre a Secretaria da Educação do Estado com as secretarias de Educação dos municípios. “A iniciativa da escuta e da discussão dos problemas é um gesto de muita sensibilidade que contribui com a melhoria na qualidade da educação, por meio da discussão dos problemas e da abordagem da vivência dos alunos na escola”. Relatou o secretário destacando que a Paraíba só tem a ganhar com isso.

O secretário de Educação de Curral de Cima Marinaldo Pontes de Abreu considera importante essa aproximação entre a Secretaria do Estado e as secretarias de Educação dos municípios. “Isso faz com que crie um elo e a partir daí possa melhorar a qualidade no ensino público da Paraíba. Em outros momentos seria necessário agendar uma audiência para falar com o gestor da Educação estadual, hoje a secretária vem até o município falar com o secretário municipal o que considero uma atitude muito válida”, afirmou.

O projeto “Diversidade na Agenda” é fruto de parceria entre as secretarias de Estado da Educação, Mulher e Diversidade Humana, Juventude, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Humano, Conselho Estadual de Educação (CEE) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PB).