João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reúne profissionais da saúde para discutir controle da infecção hospitalar

quinta-feira, 10 de maio de 2012 - 17:49 - Fotos: 

Foto: Antonio David/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu, durante todo o dia desta quinta-feira (10), no Hotel Xênius, em João Pessoa, 96 representantes de todas as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar dos 31 hospitais da rede pública, além dos privados e órgãos de fiscalização na área de saúde.  Os profissionais participaram de uma oficina para atualização das ações e métodos de controle das infecções em serviços de saúde. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar, que será lembrado no próximo dia 15.

De acordo com o coordenador da Comissão Estadual de Controle da Infecção em Serviços de Saúde,  Francisco de Assis, durante o treinamento os profissionais receberam informações  sobre medidas para evitar e controlar a infecção hospitalar. “Uma das práticas mais simples, porém considerada a mais importante no controle da infecção hospitalar, é, sem dúvida, a higienização das mãos”, destacou Francisco de Assis.

A gerente Executiva de Atenção a Saúde da SES, Júlia Vaz, disse que a instalação de uma Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH) em uma unidade saúde é de grande importância para o monitoramento dos indicadores da infecção no ambiente, avaliação dos tipos de bactérias causadoras de infecções e da real  situação no que diz respeito a prevenção e combate a infecção hospitalar.

Ela alertou que a aquisição de uma infecção no ambiente hospitalar expõe pacientes ao risco de morte ou sequelas. “Grandes cirurgias, internações em UTI e uso de medicações imunossupressoras – intervenções muitas vezes essenciais para salvar vidas – são os procedimentos mais frequentemente associados à incidência do problema”, destacou.

Mais ações – A programação alusiva À data tem continuidade no dia 14, às 9 h, quando haverá a solenidade de abertura da Semana para Controle de Infecção Hospitalar com a  participação de todas  as CCHI  no auditório do Conselho Regional de Medicina.

No dia 15, será realizado o trabalho de sensibilização de profissionais e familiares de pacientes no Hospital de Emergência e Trauma e no Instituto Cândida Vargas. Essa ação será feita com a distribuição de material educativo, sachês de sabão líquido e orientação da forma adequada da lavagem das mãos.