Fale Conosco

7 de novembro de 2012

Governo reúne produtores rurais para traçar diretrizes na retomada do Programa do Leite



O Governo do Estado reuniu produtores rurais da região de Campina Grande nessa terça-feira (6) para traçar diretrizes na retomada do Programa do Leite em todo o Estado. A reunião, que aconteceu no auditório do Sebrae, contou com a presença do secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca Marenilson Batista; do diretor presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Ramalho Leite; do secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, além de representantes da Emater e outros órgãos do governo diretamente ligados ao programa.

Cerca de 40 produtores rurais e donos de laticínios participaram da reunião, onde todos puderam tirar suas dúvidas sobre o Programa do Leite. Os produtores foram informados que, por determinação do governador Ricardo Coutinho, a Paraíba aumentou a contrapartida no programa e hoje paga R$ 0,97 por litro. “O valor está dentro da realidade de mercado”, ressaltou Marenilson Batista. Outra ação em execução pelo governo é a venda subsidiada de ração animal. “Comprando ração com preço mais baixo, o produtor vai poder produzir mais”, destacou o secretário.

O diretor presidente da FAC, que é coordenadora do programa, estava com toda a equipe técnica da fundação, para que todas as dúvidas e soluções estivessem próximas do produtor naquele instante. “Vocês podem vender a outros, porém, reservem um percentual para o programa”, disse Ramalho Leite. Ao final, o secretário disse que o governo estava ali para escutar e tentar resolver todas as pendências e que hoje constam no banco de dados da Emater cerca de 4.000 produtores cadastrados.