João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reúne pequenos produtores em Sousa

quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 18:07 - Fotos: 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realiza nesta sexta-feira (14), na cidade de Sousa, a segunda reunião da equipe de acompanhamento da instalação do Distrito de Irrigação do Projeto de Irrigação Várzeas de Sousa (Pivas). O objetivo do encontro, que acontecerá durante todo o dia no Centro de Treinamento da Educação, é discutir a formação do Distrito de Irrigação reunindo os 178 pequenos produtores que fazem parte do projeto e entidades convidadas.

O Governo do Estado já firmou convênio com o Ministério da Integração Nacional para captação de recursos da ordem de R$ 7 milhões destinados a formação do Distrito de Irrigação, para viabilizar a operação inicial da infraestrutura e para a assistência técnica e extensão rural aos 178 pequenos produtores irrigantes.

Segundo o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Junior, os recursos foram empenhados pelo Ministério da Integração e a Sedap já está preparando o processo de licitação para contratação de empresa especializada para execução desses serviços.

Na reunião que a Sedap irá promover com os produtores nas Várzeas de Sousa, o secretário fará a abertura do evento às 8h30. E em seguida acontece uma exposição sobre gestão das águas e plano de revitalização / desassoreamento dos rios Piranhas e do Peixe dentro do Programa de interligação de bacias com o rio São Francisco, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Já às 9h30, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) vai apresentar como deverá acontecer o monitoramento e controle das comportas das barragens Engenheiro Ávida e São Gonçalo / ações mitigadoras necessárias para minimizar os efeitos das inundações das áreas localizadas à sua jusante.

O gerente Executivo de Irrigação da Sedap, José Antunes de Oliveira informou que a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), também vai participar do dia de trabalho debatendo sobre como será a operação e manutenção do canal da Redenção, governador Antônio Mariz. Ele disse ainda, que na parte da manhã, a secretaria de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), fará a palestra sobre a execução das obras de infraestrutura de irrigação do Projeto de Irrigação Várzeas de Sousa, mostrando o cronograma para conclusão.    

No período da tarde está programado mais debates. Às 14h, reiniciam as discussões sobre a instalação do Distrito de Irrigação do Projeto de irrigação Várzeas de Sousa, onde os pequenos produtores do Pivas conhecerão as linhas de crédito oferecido pelos Bancos do Nordeste e do Brasil. Às 15h, acontece uma exposição sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Já às 15h40, será a vez do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) expor sobre a competência e legitimidade para emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). E, encerrando o dia de trabalho, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) vai mostrar aos participantes do evento, a atualização e readequação das propostas de financiamento dos pequenos produtores do Pivas.

Programação

Manhã
Local : Centro de Treinamento da Educação.
Participantes: Equipe de acompanhamento da instalação do Distrito de Irrigação, 178 pequenos produtores e entidades convidadas.
8h30 às 8:40 -     Abertura – Secretário da Sedap    
8h40 às 9h – Leitura da Ata da última Reunião pela Gerência Executiva de Irrigação – GEI/SEDAP
9h00 às 9h30 – Exposição sobre Gestão das águas e Plano de revitalização / desassoreamento dos rios Piranhas e do Peixe dentro do Programa de interligação de bacias com o rio São Francisco. Agência Nacional de Águas (ANA).
9h30 às 9h45 – Exposição sobre monitoramento e controle das comportas das barragens Engenheiro Ávidos e São Gonçalo / ações mitigadoras necessárias para minimizar os efeitos das inundações das áreas localizadas à sua jusante. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS)
9h45 às 10h- Exposição sobre operação e manutenção do canal adutor Gov. Antônio Mariz (Canal da Redenção). Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA
10h às 10h30 – Coffe break    
10h30 às 11h30 – Exposição sobre a execução das obras de infraestrutura de irrigação do Projeto de Irrigação Várzeas de Sousa – Cronograma para conclusão.    Secretaria de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (SEMARH) / Empresa Rocha Cavalcante.

Tarde
14h às 15h – Exposição sobre crédito para os pequenos produtores do PIVAS.    Banco do Nordeste do Brasil e Banco do Brasil
15h às 15h40 – Exposição sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Secretaria Executiva do Pronaf/PB.
15h40 às 16hs – Exposição sobre a competência e legitimidade para emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
16h às 16h30 – Exposição sobre atualização e readequação das propostas de financiamento dos pequenos produtores do PIVAS. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB).
16h30 às 17h – Debate com os participantes
17h – Encerramento    

Fábia Carolino, da Assessoria de Imprensa da Sedap