João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reúne órgãos estaduais para avaliar ações de combate ao Aedes aegypti

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016 - 17:05 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), realizou nesta quarta-feira (20), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), uma reunião com os secretários das pastas estaduais, para avaliar as ações que vêm sendo realizadas por meio do Plano Estadual de Combate ao Aedes. A reunião contou com a presença da secretária da Saúde, Roberta Abath, da secretária executiva Maura Sobreira, além de gerentes de vigilância da SES.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, apresentou todas as ações que vêm sendo realizadas, ressaltando sua importância no combate ao mosquito. “Desde o início do plano, a SES, em parceria com os demais órgãos estaduais, vêm realizando várias ações de combate ao Aedes, como o dia da faxina, oficinas de alinhamento, campanhas publicitárias para informar à população sobre como prevenir focos do mosquito, além das visitas domiciliares”, disse Renata.

Além disso, a gerente de vigilância lembrou também da Sala de Situação e do aplicativo “Aedes na mira”. “Estruturamos a Sala de Situação dentro do prédio da SES, onde ficam representantes da Vigilância Ambiental, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército recebendo as denúncias da população. Além disso, o Aedesna mira agora está disponível para IOS, pois antes era exclusivo para Android. Isso só mostra que o Governo do Estado não vem medindo esforços para acabar com o mosquito. E como resultado de todo esse trabalho, o estado da Paraíba hoje está em primeiro lugar nacional em número de imóveis visitados”, ressaltou.

Luciane Coutinho, secretária executiva de Educação do Estado, disse que a SEE está trabalhando em todas as escolas estaduais, como também nas Regionais de Ensino, para difundir os cuidados preventivos e o dia da faxina. “Toda quarta-feira realizamos o dia da faxina nas nossas escolas, junto ao gerente regional, que por sua vez, está disseminando isso junto do seu diretor, da sua secretária escolar, do seu professor. E com a volta às aulas, agora em fevereiro, vamos fazer esse trabalho em conjunto com os alunos, buscando uma interação aluno-sala-comunidade. O aluno vai aprender na escola e levar pra sua casa, sua comunidade todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes”, explicou Luciane.

A secretária de Saúde da Paraíba, Roberta Abath, destacou que essa não é uma campanha da SES, e sim de todos. “Na SES tiramos os funcionários das suas salas para realizar a faxina semanalmente. É importante que não só os funcionários, mas os gestores das pastas saiam dos gabinetes e coloquem a mão na massa. Essa não é uma mobilização da SES, pois afinal todas as pastas estão unidas no combate ao mosquito. No nosso momento atual, todos são ‘saúde’, pois o Plano de Combate ao Aedes abrange a todos, para unidos acabarmos com o mosquito”, concluiu Roberta.