João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reúne municípios do Brejo para discutir segurança alimentar e nutricional

sexta-feira, 8 de abril de 2016 - 09:58 - Fotos: 

O Governo do Estado promoveu, nessa quarta-feira (6) e quinta-feira (7), a 4ª Oficina Participativa de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu em Guarabira, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária. Ao todo, foram contemplados 20 municípios do Brejo paraibano. Agricultores familiares, comunidades quilombolas e gestores públicos estavam entre os agentes participantes.

O objetivo do encontro foi a elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba, Arimatéia França, a realização dessas oficinas é muito importante para a construção de um plano de segurança alimentar e nutricional. “A troca de experiências com diversos agentes sociais enriquece ainda mais a construção de um Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional”, afirmou.

Com a realização desta oficina, chega a quatro o número de regiões contempladas, faltando apenas seis para completar o ciclo. O evento foi realizado em parceria com o Centro de Ação Cultural (Centrac), Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). As oficinas visam conhecer as dificuldades de cada território na área de segurança alimentar, traçando políticas públicas para garantir acesso à comida no campo e na cidade.

A agricultora Severina Luíza foi uma das participantes da 4ª Oficina. “É um momento muito importante de o nosso povo conhecer mais sobre essa política. Espero que o plano melhore ainda mais a vida da gente com relação ao acesso à alimentação”, destacou. A agricultora é do município de Alagoa Grande, comunidade quilombola Caiana dos Crioulos. “Esse conhecimento nos ajuda até a conviver com a escassez de água”, prosseguiu.

A coordenadora do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (Nedet) da UFPB, Amanda Marques, avalia que as oficinas são um bom momento para construir diálogos que vão além do acesso à comida. “Essa troca de conhecimentos contribui para práticas mais sustentáveis, distribuindo conhecimentos para toda comunidade”, finalizou.

Calendário das próximas oficinas:

Sousa (Alto Sertão I) – 12 e 13 de abril

Pombal (Alto Sertão II) –  14 e 15 de abril

Mamanguape (Litoral Norte) – 27 e 28 de abril

João Pessoa (Litoral) – 4 e 5 de maio

Patos (Médio Sertão) – 12 e 13 de maio

Itaporanga (Alto Sertão III) – 10 e 11 de maio